Cerveja

Pela primeira vez, Skol e Brahma dividem a liderança da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026. O levantamento mostra que a Skol é citada por 23,3% dos cearenses, enquanto a Brahma é lembrada por 22,3%. O empate técnico entre as marcas é resultado da margem de erro da pesquisa, que é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.


Segundo o Datafolha, mesmo após a aplicação do teste estatístico de proporção – utilizado como critério de desempate –, a igualdade foi mantida. As duas marcas fazem parte do portfólio da Ambev, uma das maiores companhias do setor de bebidas do mundo.


Na sequência dentre as marcas lembradas após Skol e Brahma, aparecem: Heineken (17,8%), Antarctica (6,2%), Itaipava (5,8%), Devassa (2,7%), Budweiser (2,4%), Bohemia (1,9%), Stella Artois (1,6%), dentre outras menos lembradas. Antarctica, Budweiser e Stella Artois são marcas da Ambev.


A Skol diminuiu as suas menções em 3,6 pontos percentuais em relação à edição anterior (26,9%). A categoria cerveja voltou à pesquisa na edição passada após oito anos de hiato. Em 2016, a Skol se destacava no ranking com 45,6% das citações, quase o dobro da porcentagem da atual edição.


Para o diretor de Marketing de Cervejas da Ambev, Felipe Cerchiari, a Skol “com uma comunicação bem-humorada, divertida e democrática, construiu uma relação afetiva com os cearenses ao longo dos anos, reforçada por sua presença constante em eventos culturais, grandes festivais, como o Fortal, e campanhas envolventes”.


A Brahma, por sua vez, conquista o destaque de vencedora na categoria pela primeira vez. No ano passado, a empresa também foi a 2a mais citada, porém alcançou 18,8% das menções espontâneas, 3,4% a menos em relação à atual edição.


A empresa foi lançada em 1888 no Rio de Janeiro e passou a fazer parte da Ambev em 2000, resultado da fusão com a cervejaria Antarctica. Com seis rótulos diferentes, a marca possui desde o clássico Chopp Brahma até a Duplo Malte. Somando todas as citações relacionadas à Ambev, 58,1% dos entrevistados trouxeram res postas que remetem ao freezer da companhia.


Outra marca que apresenta uma crescente no Anuário Datafolha Top of Mind é a cervejaria Heineken, que ocupa a terceira posição com 17,8% das citações. Em relação à edição passada, a empresa aumentou as suas citações em 2,6 pontos percentuais. Em 2011, tinha ínfimos 0,2%.


Já no recorte das classes A e B, a marca se destaca como uma das vencedoras. A Heineken surgiu em 1873 em Amsterdã, na Holanda, e tem mais de 140 cervejarias em mais de 70 países, empregando aproximadamente 85 mil pessoas. A marca chegou ao Brasil em 1990 e começou a ser distribuída no Ceará em 1993.


Em 2010, o grupo Heineken se estabeleceu definitivamente no Brasil, com a aquisição da divisão de cerveja da FEMSA, que incluía a marca Kaiser. No Ceará, a empresa tem fábrica no município de Pacatuba.


O levantamento realizado entre as classes A e B traz Brahma (22,5%) como vencedora, mas empatada com Heineken (21,6%) e Skol (20,6%).

Uma parcela de 9,1% não soube informar o nome de alguma marca de cerveja (eram 5% em 2016). Nas classes A e B, a porcentagem dos entrevistados que não souberam dizer o nome de alguma marca foi de 5,9%.