Café

A marca Santa Clara, pertencente ao Grupo 3corações, é a mais lembrada entre os cearenses, segundo a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026. Pela 16ª vez, a Santa Clara lidera a categoria “café” nas menções espontâneas. Nesta edição, foi citada por 41,8% dos entrevistados, resultado que representa um avanço de 2,7 pontos percentuais em comparação ao ano anterior. A marca é a maior vencedora da categoria com 16 conquistas em 17 edições.


Outras marcas citadas na pesquisa foram: Pilão (22,9%), União (11%), Melitta (3,3%), Maratá (3%), Kimimo (2,6%) e Nescafé (1,8%). Vale destacar que o nome 3corações ainda foi citado espontaneamente por 6,1% das pessoas consultadas. Ficou em quarto na pesquisa, aumento de uma posição em relação à edição passada. Kimimo é um produto popular que também faz parte da companhia desde 1996.


O histórico de vitórias na consulta espontânea evidencia a forte presença da marca no Ceará. A empresa foi fundada em 1959 por João Alves de Lima, em São Miguel (RN). Em 1990, foi aberto o parque industrial no Eusébio (CE). O Grupo 3corações — jointventure firmada com a fabricante de alimentos e bebidas israelense Strauss Group —, possui outras 30 empresas do segmento de café no seu portfólio, dentre elas: as clássicas regionais Pimpinela, Brasileiro, Fort, Iguaçu, Itamaraty, Letícia, Fino Grão, Cirol, Doutor, Divinópolis, Toko, Café Manaus e Cruzeiro. Ao somar as porcentagens de marcas do portfólio, o grupo tem 50,5% na pesquisa. Eram 46,9% na última edição.


A marca Santa Clara investe em estratégias de comunicação em todo o Norte e Nordeste, além da parceria com influenciadores digitais e embaixadores regionais da marca, como o poeta cearense Bráulio Bessa e o cantor pernambucano João Gomes, que estiveram na campanha “Coisas Simples”, em 2025.


“A canção criada para a campanha exalta o cotidiano simples com versos como ‘cheiro de café e bolo na mesa’, reforçando a identidade regional e afetiva da marca”, afirma o presidente do Grupo 3corações, Pedro Lima. Nos últimos anos, a Santa Clara tem ampliado os seus produtos, que variam entre os cafés gourmet, cappuccinos, drips coffees e novos sabores de suas cápsulas.


Além disso, a Santa Clara costuma patrocinar grandes eventos regionais, tais como São João de Petrolina, Expocrato, Halleluya, Paixão de Cristo em Eusébio e Pacajus, assim como a Bienal do Livro. No campo da inovação, a marca investiu no mercado do e-commerce ao criar o Mercafé, além de um próprio hub, visando se conectar com startups e criar soluções para desafios ambientais.


Já no âmbito da sustentabilidade, a marca tem iniciativas como o programa de logística reversa de cápsulas, que conta com dezenas de cooperativas, até o uso de embalagens recicladas e os Projeto Florada, que valoriza mulheres cafeicultoras, e Tribos, que incentiva a produção de cafés por comunidades indígenas da Amazônia.


Nas classes A e B, a Santa Clara aparece em primeiro lugar com 38,4% das citações. Houve diminuição no percentual de citações em relação à edição anterior, quando o índice foi de 39,9%. Na pesquisa geral, apenas 2,3% não souberam informar alguma marca de café quando questionados (era 3,7% em 2024). Este recorte, entre as classes A e B, foi de 3,8% (era 1,9% na edição anterior).