Em empate quádruplo, as marcas O Boticário, IAP Cosméticos, Avon e Natura foram as mais lembradas pelos cearenses na categoria “Beleza e Estética” da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2025-2026. A maior porcentagem de menções foi de O Boticário, lembrada de forma espontânea por 5,3% dos participantes, seguida da IAP Cosméticos (4,4%), Avon (4,1%) e Natura (3,9%). O empate quádruplo ocorre devido à margem de erro de quatro pontos para mais ou para menos.
Enquanto O Boticário e Avon são as maiores vencedoras do segmento, com três conquistas em três edições, a Natura empatou entre as ganhadoras na pesquisa de 2024. O destaque da edição é a mais nova empresa a estrear no quadro das campeãs: IAP Cosméticos, marca originada no Maranhão, mas com DNA cearense. De acordo com o Datafolha, responsável pela metodologia e pela execução da pesquisa, foi utilizado o teste estatístico de proporção como critério de desempate. Mesmo com a aplicação do teste, a situação permaneceu.
Para o CEO da IAP Cosméticos, Igor Parente, a lembrança é resultado do trabalho no principal polo da marca, o Ceará. O Estado concentra 18 das 53 lojas da rede, que está presente em oito unidades da federação e emprega mais de mil colaboradores. “Oferecemos um universo de produtos, das marcas mais desejadas aos itens essenciais, tudo com a competitividade que o cearense busca”, diz Igor, que é um dos donos da empresa. O cearense é um dos donos da marca nascida em 2001 como Centro dos Cosméticos.
Além da diversidade de produtos, a IAP Cosméticos defende que o sucesso da marca envolve o treinamento das equipes para melhorar a experiência do cliente com suporte personalizado. Preços competitivos também ajudam a “democratizar o acesso à beleza com o melhor custo-benefício”, segundo Igor. Entre os participantes das classes A e B, a marca obteve 6,2% de menções.
O empate nessa faixa de renda foi de nove empresas: O Boticário (7,3%), IAP (6,2%), Avon (5,6%), Cosbel (4,5%), Natura (3,5%), L’Oréal (2,7%), Mary Kay (1,9%), Oro Laser (1,8%) e Lola (1,7%).
Em fevereiro de 2025, a IAP adquiriu 70% da Casa Parente, perfumaria tradicional de Fortaleza com 110 anos de atuação. A aquisição faz parte da política de diversificação de mercado e expansão da IAP no Norte e Nordeste. Entre as maiores players do mercado nacional de beleza, O Boticário, Natura e Avon mencionam campanhas publicitárias no Ceará e o patrocínio de eventos no Estado como forma de se aproximar dos consumidores.
“Pelo segundo ano consecutivo, participamos do São João de Maracanaú, o maior do Estado. Para nós, essa é uma forma de estabelecer conexões afetivas com os nossos consumidores, celebrando as riquezas regionais, em uma época tão esperada pelos nordestinos”, ressalta Jacqueline Tobaru, diretora de Marketing Regional e Comunicação da Rede de Franquias do Grupo Boticário.
A Avon destaca o recall da campanha #AvonCareDeVerão, realizada na Praia do Futuro em 2024, que revitalizou 50 guarda-sóis da orla, além de ofertar a possibilidade de o público conhecer e experimentar produtos.
Para Tatiana Ponce, vice-presidente de Marketing e líder de Pesquisa e Desenvolvimento da Natura e Avon, estratégias como essa ajudam a reforçar o propósito da marca de “democratizar a beleza”.
Em 2025, a Natura escolheu realizar um dos eventos de lançamento da marca de perfumaria feminina prestige, Natura Aura, em Fortaleza, com foco no Dia das Mães. O evento reuniu jornalistas, influenciadores e suas mães. “Mais do que ações específicas e direcionadas, essa atuação reflete nosso jeito de comunicar: com escuta, com proximidade e valorização da diversidade cultural brasileira”, afirma Agenor Leão, vice-presidente de Negócios da Natura no Brasil.