Aguardente

Com origem no Ceará, a Ypióca se mantém como a marca de aguardente mais lembrada na edição 2025-2026 do Anuário Datafolha Top of Mind. A categoria aguardente retorna ao estudo depois de três anos e revela que a marca é citada espontaneamente por 56,2% dos entrevistados, percentual semelhante ao da última edição, em que a empresa cravou 56,6%. Desde 2012, a Ypióca pertence à indústria de bebidas britânica Diageo.


Em sequência no ranking geral, aparecem as marcas: Alemã (3%), Pitú (2,8%), Colonial (2,7%), 51 (2,6%) e Sapupara (1,9%) - também uma marca da Ypióca -, dentre outras menos lembradas. Dos entrevistados, 25% não souberam responder ou não lembravam o nome de alguma aguardente. Essa porcentagem é menor em relação ao número registrado em 2022 (26,2%).


A aguardente cearense Colonial ainda existe como marca e demonstra sua presença na memória dos consumidores, mas a produção foi descontinuada, com foco na comercialização de estoques. Ainda é possível encontrar produtos da empresa à venda em algumas plataformas online e em lojas especializadas, como no Mercado Central de Fortaleza, importante ponto turístico da Capital.


A marca líder em aguardente possui produtos que caminham entre os tradicionais, como a Ypióca 150 e a Reserva, com sua garrafa de palha já

instaurada no imaginário da população. A garrafa empalhada é um produto de exportação e é possível encontrá-la em lojas de free shop pelo mundo. Toda a produção é feita no município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).


Na linha dos chamados produtos inovadores, estão a Ypióca Mestre, voltada para aqueles que buscam sofisticação, e as versões saborizadas, como a Lima-Limão. “É essa mistura de tradição e modernidade que nos mantém próximos do cearense, seja nos botecos, nos mer cadinhos ou nas arquibancadas do Campeonato Cearense”, explica o diretor de Supply Chain da Diageo Brasil, Danilo de Melo.


Entre outras estratégias para se manter na cultura cearense, desta cam-se as parcerias e os programas sociais. A marca é uma das patrocinadoras oficiais do campeonato estadual de futebol. Além disso, a empresa é responsável pelo Tecendo o Futuro, que gera oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade, e o Learning for Life, que forma jovens profissionais.


Dentre as campanhas institucionais, no ano de 2024 a empresa lançou a “Ypióca tem gosto de Brasil”, que mirava a conexão com a cultura brasileira. “A ideia da campanha foi de enaltecer o que nos torna únicos e especiais, convidando todos a brindar por momentos

memoráveis”, explica Danilo.


Nas classes A e B, a Ypióca obteve 65,4% das menções, sendo líder absoluta da categoria com 15 vitórias em 15 edições. Em segundo lugar está a 51/Caninha 51, que ficou com 2,8%. Colonial e Pitú dividem o terceiro lugar, com 1,8% cada.