Água mineral

A Indaiá, água mineral da Minalba Brasil, divisão de bebidas pertencente ao grupo Edson Queiroz, lidera mais uma vez a categoria água mineral da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. Na edição 2025-2026, a empresa teve 54,5% das menções espontâneas. A Indaiá reafirmou sua força no imaginário popular, conquistando a sexta vitória seguida no levantamento.


Em sequência no ranking geral, aparecem as marcas: Naturágua (14,3%), Serra Grande (3,3%), Santa Clara (3%) e Minalba (1,4%), dentre outras menos lembradas. Dos entrevistados, 6,7% não souberam responder o nome de alguma água mineral. Houve uma diminuição na porcentagem dessa resposta em comparação à edição anterior (eram 7,7%).


Além da indaiá, a Minalba Brasil possui mais 10 marcas em seu portfólio. São elas: São Lourenço, Petropólis, Minalba, Indaiá Refri, Indaiá Citrus, Night Power, Acqua Panna, S.Pellegrino, Perrier e Nestlé Pureza Vital. A companhia ainda tem mais de dois mil empregados e 10 fábricas.


“Ser a marca que ocupa o topo da lembrança e da credibilidade entre os consumidores é motivo de grande satisfação. Estar entre os destaques de uma pesquisa de tamanha relevância como o Anuário Datafolha Top of Mind nos mostra que estamos no rumo certo. Esse vínculo sólido com o nosso público é motivo de orgulho para a Indaiá”, celebra a diretora de Marketing da Minalba, Christina Larroude.


Para alcançar esse objetivo, o grupo declara que tem investido em atitudes que ressaltam a regionalidade e a inovação. Em 2024, foi lançada a Nova Indaiá, que busca mudanças no sabor e na embalagem. “As novas garrafas, em PET branco com rótulo prateado, convidam o consumidor a experimentar uma água mais leve na versão sem gás — e ainda mais borbulhante na versão com gás”, afirma Christina.


Outro lançamento da marca é a versão Indaiá Lata, com uma embalagem 100% reciclável e tampa com inscrição em braille. A Minalba foi pioneira no setor a investir nesse formato para água mineral. “Essa combinação de inovação e cuidado com as pessoas é o que nos permite seguir na liderança e manter o carinho do público cearense”, diz.


A Indaiá ainda investe em iniciativas locais, como o apoio institucional ao time Fortaleza Basquete Cearense, que disputa a liga nacional de basquete, a Novo Basquete Brasil (NBB). Para mais, a marca volta seus esforços para a área da comunicação e marca forte presença nas redes sociais com os consumidores assim como em eventos, pontos de venda e TV aberta.


Uma de suas campanhas inclui OOH (peças de mídia exterior, como outdoors e pontos de ônibus) para reforçar as novidades da marca, além

da escolha de degustadores oficiais para compartilhar sua experiência com a nova Indaiá.


A marca Naturágua (14,3%) aparece em segundo lugar na pesquisa. Segundo a gerente de Marketing do Grupo Telles, Geissa Rocha, a presença nos pontos de venda físicos é aliada à atuação nos canais digitais — com produtos disponíveis no site, no aplicativo exclusivo para o consumidor final, em plataforma B2B ("Business to Business”, negócios entre empresas) voltada a segmentos especiais e condomínios, além de marketplaces como a Amazon. Isso reforça a conexão da marca com o público e amplia a acessibilidade nos mais diversos

momentos de consumo.


Nas classes A e B, a Indaiá teve 56% das menções. Em segundo lugar está a Naturágua, que ficou com 19,3% das citações — um aumento de 1,4 ponto percentual em relação à edição passada. Em terceiro lugar aparece a Santa Clara, com 3,4%. Em seguida, Serra Grande, com 1,9% das menções.