Top do Top

A pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2023-2024 mostra um empate na liderança da categoria Top do Top, considerando a margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou para menos e a aplicação do teste estatístico.


A marca Coca-Cola mais uma vez se destacou e foi citada de forma espontânea por 6,2% dos entrevistados (eram 5,1%). Divide a liderança com a Nike, indicada por 5,8% da população entrevistada (eram 6,6%).


Na sequência, aparecem Nestlé, com 3,7% (eram 5,3%), e Samsung, com 3,7% (eram 4,8%). O Top do Top consiste na primeira marca que vem à cabeça do entrevistado sem distinguir produtos ou serviços.


Outras marcas menos lembradas foram: Omo (3,1%), O Boticário (2,9%), Adidas (2,8%), Fortaleza (2,7%), Natura (2,4%), Ypê (2,3%), Volkswagen (1,8%), Santa Clara (1,7%), Itambé (1,7%) e Lacoste (1,5%). O índice dos que não souberam informar o nome de alguma marca passou de 7,8% para 4,4%.


A Coca-Cola tem um histórico de ser a mais lembrada de todas. A marca atribui o bom resultado à proximidade que mantém com seus clientes e consumidores e à busca de engajar produtos na rotina do público consumidor.


“Mesmo que o produto tenha alcance mundial, nós nos conectamos com as pessoas exaltando o local, o regional. Para além das estratégias comerciais e de marketing, nossa aproximação com cada região é genuinamente baseada nas características, particularidades e pluralidade de cada Estado, e a máxima é sempre fazer a diferença na vida das pessoas”, explica Juvenal Fonseca, diretor de marketing da Solar Coca-Cola.


A Solar Coca Cola é responsável por engarrafar, comercializar e distribuir a produção no Ceará. “Em concomitância com ações comerciais, a Solar busca promover iniciativas que possibilitem o desenvolvimento de quem está ao nosso redor, gerando sentimento de realização e pertencimento”, acrescenta Juvenal.


A Nike acredita que o bom desempenho conquistado na pesquisa é devido ao incentivo e à inspiração “aos atletas em todos os cantos do Brasil”.


Gustavo Viana, diretor de marketing da Fisia, distribuidora oficial da Nike no País, cita que uma das ações e estratégias da marca foi trazer dois novos conceitos de lojas para o Brasil. “A Nike Rise, que estamos abrindo em Fortaleza, traz os mais recentes lançamentos e uma experiência premium ao consumidor, e a Nike Unite, formato que traz o senso de comunidade”, detalha.


Outra marca citada na pesquisa foi a Nestlé, com 3,7%. Rafael Berenguer, gerente de marketing e comunicação com o consumidor da Nestlé Brasil, diz que a marca segue renovando seu compromisso com a sociedade “como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas”.


Samsung, lembrada por 3,7% dos entrevistados, está presente no Brasil há mais de 35 anos. Anna Karina Pinto, diretora de marketing corporativo da Samsung, afirma que “quem constrói a reputação de uma marca são as pessoas, que assumem diariamente o compromisso de entregar os melhores resultados, desde a cadeia de suprimentos, passando pela produção nas fábricas, na logística de transporte, no atendimento ao público e no desenvolvimento de novos produtos”.


No recorte das classes A e B, a primeira colocação segue sendo da Coca-Cola, com 8,2%, seguida da Volkswagen, com 6,5%. Esta é a segunda edição que a Volkswagen participa da pesquisa. Logo depois, aparecem Nestlé, com 5,1%, e Nike, com 3,9%.