Loja de informática

A ibyte é a empresa mais lembrada pela 10ª vez em 11 edições na categoria loja de informática. No ranking 2023-2024, a marca foi citada de forma espontânea por 23,7% dos entrevistados, destacando-se entre os mais instruídos (42,1%) e entre aqueles que têm renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos (36,6%).


Um dos fatores que a marca atribui à sua popularidade é a gama de produtos ofertados, para atender vários perfis de consumidor, e a disponibilização de várias lojas. Além dos tradicionais produtos eletroeletrônicos e dos serviços ofertados, a marca diz investir em produtos de lifestyle, entrando em linha de beleza e preparando uma nova linha gamer.


“Nossa atual tagline ‘Para cada você, tem uma ibyte’ não foi escolhida à toa. A nossa empresa está em todos os lugares, atendendo todos os perfis de consumidor e suprindo qualquer necessidade dos nossos clientes com um amplo mix de produtos para diferentes finalidades. Hoje as pessoas sabem que podem encontrar as nossas lojas nos principais shoppings da Cidade, em avenidas famosas, além de centros urbanos e Regiões Metropolitanas”, explica Técia Caetano, CEO da ibyte.


Segundo Técia, a história da empresa tem forte ligação com Fortaleza porque a primeira unidade de varejo foi aberta na capital cearense, em 2000. A marca atua em sete estados e no Distrito Federal. Além do Ceará, a ibyte está nos seguintes estados: Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba e Pará. São 38 unidades de varejo além do e-commerce que distribui para todo o território nacional.


Na sequência do ranking de loja de informática, com menos citações, aparecem as marcas R7 Informática (7,5%), Nagem (3,1%), SOS Computadores/SOS (1,1%), Cecomil (0,8%), Kabum (0,7%) e Microlins (0,6%), entre outras.


Mais da metade dos entrevistados (50,6%) não soube informar o nome de nenuma loja de informática. Contudo, houve uma pequena queda nessa resposta em relação à edição anterior. Ao todo, 52,7% não souberam responder um nome de loja de informática na edição passada.


Nas classes A e B, a ibyte tem uma porcentagem maior em relação às outras marcas. A ibyte aparece em primeiro lugar com quase um terço das citações (32,9%). A segunda colocada, a R7 Informática, tem 8,8% das citações. Na sequência, estão Nagem/Nasgem (o nome “Nasgem” foi citado em provável menção à marca Nagem), com 3,4%, Cecomil, com 2,1%, Microlins, com 1,4%, SOS Computadores, com 1,3%, Dell e Kabum/Cabum, ambas com 0,6%.