Beleza e Estética

Na categoria beleza e estética (antes perfumaria e cosmético), as marcas com maiores índices, Avon e O Boticário têm, respectivamente, 5,3% e 4,8% das menções espontâneas. A situação de empate se dá devido à margem de erro da pesquisa, de quatro pontos para mais ou para menos. Nesse caso, o Datafolha utiliza o teste estatístico de proporção como critério de desempate e, mesmo com a aplicação do teste, a situação de empate permaneceu.


Fundada em 1886, a Avon faz parte do grupo Natura&Co desde 2020 e declara que trabalha pela elevação da autoestima, democratização da beleza e promoção do empreendedorismo feminino.


“Em 2023, a Avon celebra 65 anos de atuação no Brasil. E, desde o surgimento da marca, a essência da Avon está na transformação social e no empoderamento feminino, na venda direta, em incentivar que as mulheres possam conquistar sua autonomia e independência financeira. A empresa surgiu em 1886, numa época em que as mulheres não tinham direito ao voto nos Estados Unidos. Então, sempre tivemos isso em nosso DNA”, explica Juliana Barros, head de Marketing da Avon Brasil.


Desde 1958 no Brasil, a Avon concentra no País sua maior operação.


“O portfólio diverso inclui produtos inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente, como as linhas de maquiagem Avon e Color Trend, as linhas de cuidados Renew e Avon Care e os perfumes Far Away e 300km. Além disso, suas revistas oferecem diversos itens para Moda & Casa”, destaca Juliana. A brasileira Natura comprou a norte-americana Avon em janeiro de 2020.


O Boticário é uma empresa do Grupo Boticário formado por nove marcas: O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?, Beautybox, Multi B, Vult, Beleza na Web, O.U.i e Mooz. Inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), tem a maior rede franqueada de beleza e bem-estar do Brasil, com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países.


Para Rafael Marconi, diretor-executivo de Vendas e Franquias do Grupo Boticário, a empresa vê o franqueado como alavanca de negócio: “Sabemos que nossa rede de franqueados tem um papel essencial para acompanhar e proporcionar a melhor experiência na jornada do consumidor. As franquias são a nossa essência e importantes aliadas para proporcionar a melhor experiência para o ponto focal da marca: o cliente”.


O Boticário declara estar comprometido com as pessoas e com o planeta. “A marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza, um compromisso com a beleza livre de estereótipos, e não realiza testes em animais”, conclui Rafael.


Na sequência, aparecem as marcas Natura (3%), Embelleze (2,8%), IAP (2,2%), L’Oreal (2,1%), Eudora (2%), Ruby Rose (2%), Mary Kay (1,2%), Nivea (1%), Ana Passos (1%) e Pantene (1%), entre outras menos lembradas. Cerca de quatro em cada dez (41,6%) pessoas entrevistadas não informaram o nome de alguma marca de beleza e estética.


Nas classes A e B, as marcas O Boticário (6,3%), Avon (3,9%), Natura (3,8%), L’Oréal (2,8%) e Ruby Rose (2,8%) dividem a liderança. Outras marcas lembradas foram: Cosbel (2,2%), Seda (1,5%), Pantene (1,4%), Elseve (integra a L'Oréal Paris) (1,4%) e Dove (1,4%).