Marca que Representa o Ceará

gráfico top of mind 2022-2023 - Marca que Representa o Ceará

No segundo ano da categoria Marca que Representa o Ceará, o ramo alimentício continua a dominar o ranking, e a M. Dias Branco (Fábrica Fortaleza) segue liderando com 11% das menções. O percentual é ainda maior no recorte das classes A e B, atingindo 14,6%. Amparada nos valores de tradição, carinho e família, como afirma Jonas Piancó, gerente de marketing da empresa, a Fortaleza foi a primeira marca a entrar no portfólio da companhia M. Dias Branco.


A marca, que oferece aos consumidores mais de 60 produtos, dentre os quais estão massas, biscoitos e torradas, despontou no mercado há mais de seis décadas, levando o nome da cidade onde nasceu. Atualmente, além de estar presente no mercado cearense, ela também está na mesa de moradores de outros estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste.


Piancó ressalta que os produtos Fortaleza “sempre presentes na cozinha e na vida dos cearenses, conquistam corações desde a infância e já se tornaram parte da memória afetiva dos habitantes locais”. Ademais, “a marca busca estreitar relações com seus consumidores […] com forte presença nos pontos de venda, mantendo a qualidade de seus produtos e em campanhas de comunicação.”


O balanço do primeiro trimestre de 2022 mostra que, após dificuldades enfrentadas com a pandemia de Covid-19, o lucro líquido cresceu 152% nos três primeiros meses do ano, chegando aos R$ 37,8 milhões.


Em 2020, no mesmo período em R$ 137 milhões. O aumento da receita no período ajudou com R$ 1,8 bilhão, numa subida de 26,8%, ante o ano anterior. Os volumes vendidos aumentaram em cerca de 5%.


Outras marcas citadas são a cachaça Ypióca (2,2%) — atualmente parte da multinacional britânica Diageo —, São Gerardo (1,2%) uma clara menção à marca de refrigerante São Geraldo, de Juazeiro do Norte (CE), além de Cajuína, Café Santa Clara, Ceará Sporting Club, Esmaltec, Governo do Estado do Ceará, Indaiá e Verdes Mares (1%, cada), entre outras.


Chama a atenção o índice dos que não souberam responder saltou de 29,9%, em 2021, para 42,5%, em 2022. Um ponto de atenção para as marcas trabalharem a comunicação na categoria.