Comunicação - Jornal

gráfico top of mind 2022-2023 - Comunicação - Jornal

O POVO é a marca líder na categoria Jornal desde a primeira pesquisa, realizada em 2002, ainda denominada “Marcas do Ceará”. A edição anterior, 2021-2022, a categoria não fez parte da pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. O retorno do levantamento mostra, novamente, a liderança do O POVO, ao obter 45,1% das menções, percentual estável em relação à pesquisa de 2020, quando recebeu 45% das indicações. Entre os mais escolarizados, O POVO atinge 57,5%.


O Diário do Nordeste aparece em segundo lugar com menos da metade do desempenho obtido pela marca líder com 16% das indicações, oscilando negativamente em comparação com a pesquisa de 2020, quando foi lembrado por 20% dos entrevistados. A pesquisa traz a marca “Diário” na terceira posição, com 7,3% das menções, porém, mesmo que seja considerada a soma das marcas “Diário do Nordeste” e “Diário”, a liderança do O POVO permanece inalterada.


Fundado em 1928, com uma história quase centenária, O POVO mantém seus valores consolidados que o definem: democracia, liberdade, justiça, ética e modernidade. “A credibilidade que tem sido conquistada, e renovada ano a ano, é fruto de um trabalho de dedicação ao Jornalismo, de confiança do leitor e de reconhecimento da sociedade”, comenta Alexandre Medina Néri, diretor de Negócios e Marketing do O POVO.


Segundo Néri, O POVO tem investido, continuamente, no aperfeiçoamento do fazer jornalístico no dia a dia: “As constantes inovações no jornal impresso, no portal e nos perfis institucionais do O POVO nas mídias sociais reproduzem o que há de mais moderno e informativo na atividade jornalística”.


A pesquisa é espontânea e o Instituto Datafolha registra as respostas, mesmo que não correspondam a uma marca da categoria. Isso explica o quarto lugar do Jornal Nacional, um telejornal, com 5,5% das menções. Na sequência, aparecem CE TV (2,6%), Record (2,2%) e Jangadeiro (1,8%), entre outras menos citadas.


Considerando as classes A e B, O POVO teve desempenho ainda maior: 50,4% das lembranças. A marca Diário do Nordeste vem em seguida, com 19,4% e a Diário foi citada por 8,8% dos entrevistados desse recorte. Globo apareceu em quarto, com 2,8%, e Jornal Nacional em quinto com 2,6%. A fração que não soube dizer o nome de nenhum jornal subiu para 7%, em 2020, último ano do levantamento, o percentual foi de 2,5%.