Perfumaria e Cosmético

Pela sexta vez, O Boticário vence a categoria Perfumaria e Cosmético, na pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind. O índice obtido nesta edição 2021-2022 foi de 48,8%, número bem próximo ao alcançado no levantamento anterior, 2020- 2021, quando chegou a 48,2%. A marca tem destaque também entre os mais jovens (56,2%) e entre os mais escolarizados (59,7%).


Presente em 15 países, O Boticário soma mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. A empresa foi inaugurada em 1977, em Curitiba (PR), e tem em seu portfólio mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais, além de não realizar testes em animais.


“Nós temos como foco principal os consumidores. Trabalhamos diariamente buscando ouvir e entender as suas demandas e, a partir disso, norteamos nossa forma de comunicar, nossas experiências em loja e até nosso portfólio de produtos. Acredito que um prêmio como esse é resultado dessa proximidade, desse olhar regional e do cuidado em cada detalhe e na busca de qualidade e excelência em tudo que fazemos”, destaca a gerente sênior de branding do Boticário, Cathyelle Schroeder.


A Natura, maior empresa brasileira certificada pelo Sistema B (desde 2014), apresentou 16,9% de lembrança, mantendo o mesmo índice do ano passado. Em seguida, aparecem Avon (adquirida pela Natura em janeiro de 2020, por cerca de US$ 2 bilhões, obteve 13,2%), Jequiti (3,9%), Casa Parente (1,1%) e Hinode (1%). De acordo com o levantamento, 4,9% dos entrevistados não souberam responder.


No recorte para as classes A e B, o ranking é o seguinte: O Boticário (55,3%), Natura (12,9%), Avon (6,3%), Casa Parente (2,6%) e Hinode (1,8%), bem semelhante à sequência do público geral.