Fortaleza

RANKING DOS MAIS INFLUENTES

OS MAIS INFLUENTES NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA – 2021-2022

Mais uma vez, a tradicional pesquisa de influência do Anuário do Ceará, realizada na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor),  com os vereadores, foi elaborada por meio de plataformas digitais por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2). Mesmo com a vacinação em andamento em todos os municípios cearenses, os cuidados como distanciamento social e uso de máscara permanecem. A pesquisa, porém, manteve o sigilo e a veracidade das informações. Os votos dos parlamentares foram cuidadosamente apurados para que não houvesse nenhum tipo de divergência.

TOP 3 PEDETISTA

O vereador que ocupa a primeira colocação pelo terceiro ano consecutivo é o presidente da mesa diretora na Câmara, Antônio Henrique (PDT), desta vez, com 18 indicações, nove a menos que no ano passado, quando obteve 27. O parlamentar é, também, representante da Câmara no Comitê Municipal de Enfrentamento do Coronavírus, criado em 2020 pelo Estado para deliberar sobre as ações de prevenção e combate à Covid-19 na Capital.

Logo em seguida, na segunda colocação, com 12 votos, aparece Gardel Rolim (PDT), que saiu da 8ª colocação na pesquisa anterior — quando recebeu apenas dois votos — para a vice-liderança no ranking. A terceira colocação é dividida entre o 1º vice-presidente da mesa diretora, Adail Júnior (PDT), e o pedetista mais bem votado nas últimas eleições, Lúcio Bruno (PDT), com sete indicações cada.

PLURALIDADE

Do quarto ao nono lugar temos 28 parlamentares indicados. O que significa que não temos uma colocação única até o final do ranking. Na quarta posição, com seis votos cada, está o mais jovem parlamentar da Casa, Carmelo Neto (Republicanos), o vice-líder do Pros, Márcio Martins (Pros), e o presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT), Guilherme Sampaio (PT).

Quatro parlamentares partilham a quinta posição, com cinco votos, cada: Bruno Mesquita (Pros), Dr. Luciano Girão (Progressistas), Julierme Sena (Pros) e PPCell (PSD), todos em seu primeiro mandato como vereador, exceto Julierme Sena, que ocupou a sétima posição na última pesquisa e está em seu segundo mandato.

Emanuel Acrízio (Progressistas) e Professor Enilson (Cidadania) ocupam a sexta colocação com quatro votos cada. Ana Aracapé (PL), Ana Paula Brandão (PDT), Gabriel Aguiar (Psol) e Tia Francisca (PL) foram lembrados três vezes, cada, pelos colegas e dividem o sétimo lugar. Seis parlamentares receberam dois votos, cada, e estão na oitava colocação: Jorge Pinheiro (PSDB), Julio Brizzi (PDT), Kátia Rodrigues (Cidadania), Paulo Martins (PDT), Priscila Costa (PSC) e Sargento Reginauro (Pros).

Fechando o ranking, com uma indicação cada, estão os vereadores Eudes Bringel (PSB), Fábio Rubens (PSB), Inspetor Alberto (Pros), Larissa Gaspar (PT), Léo Couto (PSB), Marcelo Lemos (PDT), Ronaldo Martins (Republicanos) e os suplentes Didi Mangueira (PDT) e Pedro França (Cidadania).

SÍNTESE

Dos 43 vereadores em exercício, 32 foram citados pelos colegas, três a menos em comparação à pesquisa do ano anterior. Os demais, ou seja, 11 não foram citados na pesquisa. Dois parlamentares optaram por não votar. A pesquisa foi realizada de 11 de maio a 24 de maio de 2021. A pesquisa é secreta, e cada parlamentar é convidado a indicar até três vereadores, em exercício, que eles consideram influentes na Câmara, exceto ele mesmo.

MESA DIRETORA

COMPOSIÇÃO  
Presidente Antônio Henrique (PDT)
1º vice-presidente Adail Júnior (PDT)
2ª vice-presidente Ana Paula Brandão (PDT)
3º vice-presidente Eudes Bringel (PSB)
1º secretário Julierme Sena (Pros)
2º secretário Guilherme Sampaio (PT)
3ª secretária Kátia Rodrigues (Cidadania)
1ª Suplente (Vogal) Tia Francisca (PL)
2º Suplente (Vogal) José Freire (PSD)
3º Suplente (Vogal) Erivaldo Xavier (PSC)

 

 

SERVIÇO

CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA
Endereço:
 Rua Doutor Thompson Bulcão, 830 – Engenheiro Luciano Cavalcante – CEP 60810‑460 – Fortaleza – CE
Telefone: (85) 3444 8300

 

RANKING DE INFLUÊNCIA

RANKING Parlamentar QUANTIDADE DE VOTOS
Antônio Henrique (PDT) 18
Gardel Rolim (PDT) 12
Adail Júnior (PDT) 7
Lúcio Bruno (PDT) 7
Carmelo Neto (Republicanos) 6
Márcio Martins (Pros) 6
Guilherme Sampaio (PT) 6
Bruno Mesquita (Pros) 5
Dr. Luciano Girão (Progressistas) 5
Julierme Sena (Pros) 5
Ppcell (PSD) 5
Emanuel Acrízio (Progressistas) 4
Professor Enilson (Cidadania) 4
Ana Aracapé (Pl) 3
Ana Paula Brandão (PDT) 3
Tia Francisca (Pl) 3
Gabriel Aguiar (Psol) 3
Jorge Pinheiro (PSDB) 2
Julio Brizzi (PDT) 2
Kátia Rodrigues (Cidadania) 2
Paulo Martins (PDT) 2
Priscila Costa (PSC) 2
Sargento Reginauro (Pros) 2
Eudes Bringel (PSB) 1
Fábio Rubens (PSB) 1
Inspetor Alberto (Pros) 1
Larissa Gaspar (PT) 1
Léo Couto (PSB) 1
Marcelo Lemos (PDT) 1
Ronaldo Martins (Republicanos) 1
Pedro França (Cidadania) 1
Didi Mangueira (PDT) 1