Fortaleza

RANKING DOS MAIS INFLUENTES

OS MAIS INFLUENTES NA CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA – 2020

A tradicional pesquisa de influência do Anuário do Ceará, realizada todos os anos presencialmente na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) com os vereadores, passou por uma reconstrução. Este ano, a pesquisa foi realizada por plataformas digitais por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) que afetou o mundo. Por aqui, não foi diferente. O isolamento social foi decretado como medida emergencial para conter o avanço da Covid-19 no Estado e no País. Mas o sigilo e a veracidade das informações e votos foram cuidadosamente apurados para que não houvesse nenhum tipo de divergência.

O vereador que ocupa a primeira colocação pelo segundo ano consecutivo é o presidente da mesa diretora na Câmara, Antônio Henrique (PDT), com 27 indicações dos colegas. O parlamentar é, também, representante da Câmara no Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus, criado pelo Estado para deliberar sobre as ações de prevenção e combate à Covid-19 na Capital. 

Logo em seguida, na segunda colocação, com 11 votos, aparece Esio Feitosa (PSB), atual presidente da Comissão Especial de Apreciação de Matérias que Alteram o Plano Diretor. É o atual líder do prefeito na Câmara Municipal e, este ano, trocou o PDT pelo PSB. Compondo o top 3 do ranking de influência desta edição, está Adail Júnior (PDT), 1º vice-presidente da Casa, que foi lembrado nove vezes pelos colegas. 

As três primeiras colocações se igualam às da edição anterior do Anuário do Ceará, onde Antônio Henrique, Esio Feitosa e Adail Júnior ocupavam as mesmas posições. 

Com seis votos, mesma quantidade de indicações do ano passado, Didi Mangueira (PDT) ocupa a quarta colocação, juntamente com o vereador Guilherme Sampaio (PT). Em quinto lugar estão os vereadores Dr. Eron (PDT), Emanuel Acrizio (PP) e Idalmir Feitosa (PSD), com cinco votos, cada.

O vereador Sargento Reginauro (Pros) ocupa a sexta colocação sozinho, tendo sido lembrado quatro vezes pelos colegas. Cinco parlamentares ocupam o sétimo lugar no ranking: Benigno Junior (PP), Jorge Pinheiro (PSDB), Julierme Sena (Pros), Márcio Martins (Pros) e Renan Colares (PDT). Todos com três votos cada.

Com duas indicações cada, na oitava posição, estão os vereadores Bá (PP), Dr. Porto (PDT), Evaldo Lima (PCdoB), Gardel Rolim (PDT), Marcelo Lemos (PSL), Paulo Martins (PDT), Priscila Costa (PSC), Raimundo Filho (PDT) e Ziêr Férrer (PDT). 

Doze vereadores foram indicados uma vez pelos colegas: Carlos Mesquita (PDT), Cláudia Gomes (DEM), Dummar Ribeiro (PL), Elpídio Nogueira (PDT), Evaldo Costa (PDT), Frota Cavalcante (PSD), Iraguassú Filho (PDT), John Monteiro (PDT), Larissa Gaspar (PT), Márcio Cruz (PSD), Michel Lins (Cidadania) e Plácido Filho (PSDB).

Dos 43 vereadores, 35 foram citados pelos colegas, seis a mais em comparação ao levantamento do ano anterior. Os demais não foram citados, totalizando oito que não obtiveram indicações. Dois parlamentares optaram por não votar. 

A pesquisa foi realizada de 17 de abril a 13 de maio de 2020. A resposta é secreta e cada parlamentar é convidado a indicar até três vereadores, em exercício, que consideram influentes na Câmara. Não é permitido votar em si próprio. 

 

Ranking de influência

RANKING PARLAMENTAR VOTOS
Antônio Henrique (PDT) 27
Esio Feitosa (PSB) 11
Adail Júnior (PDT) 9
Didi Mangueira (PDT) 6
Guilherme Sampaio (PT) 6
Dr. Eron (PDT) 5
Emanuel Acrizio (PP) 5
Idalmir Feitosa (PSD) 5
Sargento Reginauro (Pros) 4
Benigno Junior (PP) 3
Jorge Pinheiro (PSDB) 3
Julierme Sena (Pros) 3
Márcio Martins (Pros) 3
Renan Colares (PDT) 3
Bá (PP) 2
Dr. Porto (PDT) 2
Evaldo Lima (PCdoB) 2
Gardel Rolim (PDT) 2
Marcelo Lemos (PSL) 2
Paulo Martins (PDT) 2
Priscila Costa (PSC) 2
Raimundo Filho (PDT) 2
Ziêr Férrer (PDT) 2
Carlos Mesquita (PDT) 1
Cláudia Gomes (DEM) 1
Dummar Ribeiro (PL) 1
Elpídio Nogueira (PDT) 1
Evaldo Costa (PDT) 1
Frota Cavalcante (PSD) 1
Iraguassú Filho (PDT) 1
John Monteiro (PDT) 1
Larissa Gaspar (PT) 1
Márcio Cruz (PSD) 1
Michel Lins (Cidadania) 1
Plácido Filho (PSDB) 1

 

MESA DIRETORA

COMPOSIÇÃO  
Presidente Antônio Henrique (PDT)
1º vice-presidente Adail Júnior (PDT)
2º vice-presidente Raimundo Filho (PDT)
3º vice-presidente Gardel Rolim (PDT)
1º secretário Idalmir Feitosa (PSD)
2º secretário Ziêr Férrer (PDT) 
3ª secretária Bá (PP)
1º suplente  Márcio Cruz (PSD)
2º suplente Casimiro Neto (MDB)
3º suplente John Monteiro (PDT)

 

SERVIÇO
CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA (CMFOR)
Endereço:  Rua Doutor Thompson Bulcão, 830 – Luciano Cavalcante –
CEP 60810-460 – Fortaleza – CE 
Telefone: (85) 3444 8300