Legislativo

Os mais influentes na Assembleia Legislativa

Os mais influentes da Assembleia Legislativa – 2020

A pesquisa tradicional de influência dos deputados estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) deste ano foi realizada de forma diferente da convencional. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) e cumprindo os decretos de isolamento social, os repórteres utilizaram os meios tecnológicos para a apuração e a compilação dos dados. 

O deputado estadual e atual presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT), ocupou pelo segundo ano consecutivo a primeira colocação na pesquisa de influência. O parlamentar recebeu 30 indicações dos colegas, dois votos a menos em relação à pesquisa anterior. José Sarto Nogueira é representante do Poder Legislativo no Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus no Estado, a fim de realizar estratégias para combater os efeitos da Covid-19 no Ceará. 

Ocupando o segundo lugar com 20 votos, sete votos a menos em relação à pesquisa anterior, onde também ocupou a segunda colocação, está o líder do Governo, o deputado Júlio César Filho (Cidadania). O deputado Evandro Leitão (PDT) recebeu 12 votos dos colegas, ocupando também pelo segundo ano consecutivo a terceira posição no ranking. O deputado é atualmente o 1º secretário da mesa diretora.

No quarto lugar do ranking, com sete votos, está o deputado Elmano de Freitas (PT). Em quinto lugar vem o deputado Sérgio Aguiar (PDT), que obteve seis votos, três a mais em relação ao ano passado, subindo uma colocação. Em sexto lugar, empatados com cinco votos cada um, estão os parlamentares Augusta Brito (PCdoB), Fernando Santana (PT), Renato Roseno (Psol) e Vitor Valim (Pros). 

Os deputados Audic Mota (PSB) e Delegado Cavalcante (PSL) ocupam juntos a sétima posição com quatro votos cada um. O oitavo lugar é dividido entre quatro parlamentares: André Fernandes (PSL), Heitor Férrer (Solidariedade), Soldado Noelio (Pros) e Tin Gomes (PDT), com três votos cada um. 

Com dois votos cada e ocupando a nona posição, estão os deputados Antônio Granja (PDT), Dra. Silvana (PL) e Guilherme Landim (PDT). Doze deputados receberam apenas um voto cada, dividindo a décima posição do ranking de influência, são eles: Acrísio Sena (PT), Aderlânia Noronha (Solidariedade), Apóstolo Luiz Henrique (PP), Fernanda Pessoa (PSDB), Fernando Hugo (PP), Leonardo Araújo (MDB), Marcos Sobreira (PDT), Nelinho (PSDB), Patrícia Aguiar (PSD), Queiroz Filho (PDT), Salmito (PDT) e Walter Cavalcante (MDB). 

Um deputado optou por indicar somente um parlamentar, e outro parlamentar optou por não participar da pesquisa. Dos 46 deputados em exercício, 16 não foram citados pelos colegas. 

A pesquisa do ranking de influência para o Anuário do Ceará foi realizada entre os dias 17 de abril e 14 de maio de 2020. A votação é secreta e cada deputado é convidado a votar em até três parlamentares em exercício, não podendo votar em si mesmo. 

Ranking de influência

 

RANKING PARLAMENTAR VOTOS RECEBIDOS
José Sarto (PDT) 30
Júlio César Filho (Cidadania) 20
Evandro Leitão (PDT) 12
Elmano de Freitas (PT) 7
Sérgio Aguiar (PDT) 6
Augusta Brito (PCdoB) 5
Fernando Santana (PT) 5
Renato Roseno (Psol) 5
Vitor Valim (Pros) 5
Audic Mota (PSB) 4
Delegado Cavalcante (PSL) 4
André Fernandes (Republicanos) 3
Heitor Férrer (Solidariedade) 3
Soldado Noelio (Pros) 3
Tin Gomes (PDT) 3
Antônio Granja (PDT) 2
Dra. Silvana (PL) 2
Guilherme Landim (PDT) 2
10º
Acrísio Sena (PT) 1
Aderlânia Noronha (Solidariedade) 1
Apóstolo Luiz Henrique (PP) 1
Fernanda Pessoa (PSDB) 1
Fernando Hugo (PP) 1
Leonardo Araújo (MDB) 1
Marcos Sobreira (PDT) 1
Nelinho (PSDB) 1
Patrícia Aguiar (PSD) 1
Queiroz Filho (PDT) 1
Salmito (PDT) 1
Walter Cavalcante (MDB) 1

 

Mesa Diretora 

BIÊNIO 2019-2020  
Presidente José Sarto (PDT)
1º vice-presidente Fernando Santana (PT)
2º vice-presidente Danniel Oliveira (MDB)
1º secretário Evandro Leitão (PDT)
2ª secretária Aderlânia Noronha (Solidariedade)
3ª secretária Patrícia Aguiar (PSD)
4º secretário Leonardo Pinheiro (PP)
1º suplente Osmar Baquit (PDT)
2º suplente Bruno Gonçalves (PL)
3º suplente Romeu Aldigueri (PDT)

 

 

CONTATOS ASSEMBLEIA:

DIRETORIA-GERAL
Telefone: (85) 3277 2841 / 2842

DEPARTAMENTO LEGISLATIVO
Telefone:  (85) 3277 2717 / 2718

OUVIDORIA
Telefone:  (85) 3277 9761 / 9797

 

SERVIÇO
Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2807 – Dionísio Torres –
CEP 60170-900 – Fortaleza – CE