Vila das Artes exibe documentário sobre o artista visual Hélio Rôla

O filme é dirigido pela pesquisadora da arte e produtora cultural Flávia Muluc
22:49 | 23 de mar de 2022 Autor: Joelma Leal

A Vila das Artes estreia, em seu canal na plataforma de vídeos Youtube, o documentário “Hélio Rôla – Caminhos e Percursos”, nesta sexta-feira, a partir das 19h. O filme, dirigido pela pesquisadora da arte e produtora cultural Flávia Muluc, conta com depoimentos do próprio Hélio Rôla e de outros artistas, além de pesquisadores e curadores de diferentes partes do Brasil. O projeto tem apoio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), por meio da Lei Aldir Blanc.

O documentário tem como eixo central a trajetória do artista visual cearense Hélio Rôla, atualmente com 85 anos. Participam do filme o pesquisador e crítico de arte Roberto Galvão; a pesquisadora e curadora Cecília Bedê; o pesquisador e artista visual Herbert Rolim; o artista visual Descartes Gadelha; o pesquisador e curador Paulo Portella Filho; o artista visual Eduardo Eloy; o artista visual Narcélio Grud; o colecionador e galerista Max Perlingeiro; a curadora Lisbeth Rebollo, presidente da Associação Internacional de Críticos de Arte; o pesquisador Ricardo Resende, curador do Museu Bispo do Rosário; o fotógrafo José Albano; e a artista visual Efimia Meimaridou Rôla, esposa de Hélio.

“É um filme que passeia pelos diversos caminhos do artista multifacetado que o Hélio é”, comenta a diretora Flávia Muluc. "Com o cenário da pandemia foi necessário reinventar a maneira de fazer cinema para tornar viável a realização do filme. O resultado é um registro histórico que conta com a participação de agentes relevantes da arte de diferentes locais do Brasil, formato possível a partir da realização de entrevistas por meio de videoconferências. O trabalho revela que a partir de um percurso artístico é possível vislumbrar um Ceará criativo e contemporâneo”, complementa.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e gerido pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).