Vila das Artes abre inscrições para o 1º módulo da formação teatral Conexões Contemporâneas

São 20 vagas para ouvintes com inscrições on-line até o dia 19 de maio
17:02 | 10 de maio de 2022 Autor: Joelma Leal

A Escola Pública de Teatro da Vila das Artes abre inscrições para "Composições Cênicas Contemporâneas e as Poéticas de Desobediência", módulo inaugural da 3ª turma da Formação Continuada Conexões Contemporâneas. As aulas terão a condução do diretor e pesquisador Eduardo Bruno e ocorrerão de 23 a 27 de maio, das 18h30min às 21h, na Vila das Artes. Inscrições on-line seguem até 19 de maio.

Inscrição

Com carga-horária de 20 horas-aula e aulas teóricas e práticas, o módulo tem por objetivo debater metodologias de composição cênica na contemporaneidade a partir de perspectivas de desobediência poéticas, "seja aos arranjos canônicos do que vem sendo entendido enquanto cena, seja nas temáticas, corporeidade e espacialidades tomadas como campo de criação", explica o Eduardo Bruno.

Além de investigar trabalhos cênicos produzidos principalmente na América Latina e no Norte-Nordeste do Brasil, os alunos serão estimulados, ao fim das atividades, a desenvolverem um projeto autoral de composição cênica a partir de seus contextos históricos-políticos-sociais e corporais.

A Vila das Artes é um complexo cultural da Prefeitura de Fortaleza, gerido em parceria pela Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) e pelo Instituto Cultural Iracema (ICI).

Conexões Contemporâneas

A formação continuada em teatro "Conexões Contemporâneas” é um espaço de pesquisa, criação e experimentação, com o objetivo de fortalecer e consolidar as ações dos artistas e coletivos de teatro de Fortaleza. Destinado a participantes com idade maior que 18 anos e experiência comprovada em artes cênicas, o curso tem carga horária total de 260 horas-aulas e é dividido em 13 módulos de 20 horas mensais e duração de uma semana. O processo de seleção dos participantes da 3ª turma ocorreu ao longo do segundo semestre de 2021. Vagas para ouvintes são disponibilizadas a critério do professor ministrante de cada módulo.

Sobre o ministrante -
Eduardo Bruno é doutorando em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), especialista em Semiótica pela Universidade Estadual do Ceará (Uece) e graduado em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e em Gastronomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz parte dos coletivos e grupo: Grupo EmFoco, Coletivo WE e Núcleo de Estudos da Performance. Tem experiência na área de Artes com ênfase em: arte contemporânea, performance e intervenção urbana. Possui textos em diversas publicações sobre arte contemporânea e é autor dos livros: “Nomadismo Urbano: Performance e Cartografia” e “O que é performance:31 programas performáticos para confundir a pergunta". É curador do Festival Imaginário Urbanos, foi curador da Mostra Sistema Aberto (2019,2020) e é um dos editores chefes da coleção bibliográfica Imaginários.

Serviço

Formação Continuada Conexões Contemporâneas - Módulo I "Composições Cênicas Contemporâneas e as Poéticas de Desobediência", com Eduardo Bruno

Inscrições: até 19 de maio

Link de inscrição

Data de realização: de 23 a 27 de maio

Hora: 18h30 a 21h

Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221, Centro)

Vagas: 20

Gratuito