Um guia para entender o Judiciário brasileiro

Um dos conteúdos do Anuário do Ceará percorre a história e o funcionamento do Judiciário
12:55 | 09 de ago de 2016 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Funcionamento do Supremo Tribunal Federal é um dos focos do capítulo do Anuário dedicado ao Judiciário nacional

Denunciado ou réu? Quem julga pessoas com foro privilegiado? O que é primeira instância? Diante de tantas notícias sobre a Operação Lava Jato, surgem dúvidas sobre como atua o Poder Judiciário no País.


No momento em que juízes e Ministério Público atraem holofotes, o Anuário Ceará 2016, uma publicação da Fundação Demócrito Rocha e do O POVO, apresenta com detalhes o histórico dessas instituições e um guia de seu funcionamento. A edição também mostra quem são os ministros, os juízes e os procuradores que atuam, inclusive no Ceará.


Além das diversas instâncias do Judiciário, o Anuário 2016 explica ainda a função e os nomes que compõem as cortes de contas. Os órgãos são responsáveis por colaborar com o Legislativo na fiscalização do orçamento do Executivo.


Por exemplo, foi a partir de um parecer do Tribunal de Contas da União (TCU) que o processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT) teve início. O capítulo que trata do Judiciário e do Ministério Público é apenas um dos 12 apresentados na nova edição do Anuário Ceará.


Endereços de juizados, defensorias públicas e sedes do Ministério Público por todo o Estado também estão no guia do Judiciário. Informações básicas sobre recursos são elencadas de modo acessível ao leitor que não entende termos do Direito.


A publicação e o site trazem um  guia atualizado dos municípios e parlamentares cearenses. O trabalho demorou pelo menos seis meses desde a apuração até a produção e está em constante atualização.


Clique aqui e confira.


Texto: Isabel Filgueiras/O POVO