UFC tem três projetos aprovados em edital da Finep e receberá R$ 495,2 mil para manutenção de equipamentos

Entre todas as universidades brasileiras contempladas no edital, somente a UFC e as federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) chegaram a três projetos aprovados
16:53 | 14 de dez de 2020 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A Universidade Federal do Ceará (UFC) teve aprovadas três de suas quatro propostas submetidas ao edital SOS Equipamentos 2020, importante chamada pública nacional promovida pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Com isso, a UFC receberá R$ 495.277,00 para investir na manutenção de dois microscópios eletrônicos de varredura e de uma planta de produção de nitrogênio líquido, utilizados em pesquisas científicas da UFC e de outras instituições.

Entre todas as universidades brasileiras contempladas no edital, somente a UFC e as federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Rio Grande do Sul (UFRGS) chegaram a três projetos aprovados. No total, 38 projetos no Brasil serão beneficiados.

O objetivo do edital da Finep foi selecionar propostas para concessão de financiamento para manutenção corretiva de equipamentos multiusuários de médio e de grande portes, cadastrados na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa do MCTI.

As propostas da UFC foram bem avaliadas considerando critérios como: laboratório onde o equipamento está instalado; relevância do equipamento para o desenvolvimento de pesquisas; nível de uso compartilhado do equipamento, ou seja, variedade de áreas e programas beneficiados, e número de estudantes e docentes atendidos; bem como qualificação da equipe científica envolvida.

OS EQUIPAMENTOS ‒ Três equipamentos da UFC receberão manutenção corretiva a partir do financiamento da Finep. Um deles é o microscópio eletrônico da Central Analitica da UFC, laboratório aberto e multiusuário coordenado pelo Prof. Antonio Gomes Souza Filho (Departamento de Física).

Assim, da metalurgia à botânica, passando pela medicina, pela farmácia, pela odontologia e tantas outras áreas do conhecimento, elas ganharão mais um equipamento para o desenvolvimento de ensaios microscópicos.

Outro equipamento que receberá manutenção corretiva é o microscópio de varredura a laser confocal multiusuário do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos (NPDM) da UFC. A proposta foi assinada pela Profª Mariana Lima Vale, do Departamento de Fisiologia e Farmacologia.

O microscópio está inserido na Unidade Multiusuário do NPDM, podendo ser utilizado por pesquisadores de instituições públicas ou privadas cadastrados na plataforma.

Também foi aprovado o projeto de manutenção corretiva da planta de produção de nitrogênio líquido do Laboratório de Criogenia da UFC, coordenado pelo Prof. Alejandro Pedro Ayala, do Departamento de Física.

De acordo com o Prof. Alejandro Ayala, o equipamento, capaz de comprimir o gás nitrogênio até transformá-lo em líquido, está funcionando e passará por uma manutenção programada e troca de peças desgastadas.



Com Portal da UFC