UFC abre inscrições para violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo

O projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC oferece cursos gratuitos para alunos acima de 7 anos; confira informações
13:37 | 13 de fev de 2024 Autor: Taís Barroso
imagem da interna
Projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas está com as inscrições abertas (Foto: Viktor Braga)

As inscrições para os cursos de extensão em violino, viola erudita, violoncelo e contrabaixo acústico do projeto Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas, da Universidade Federal do Ceará (UFC), estão abertas até 14 de fevereiro. Os cursos são totalmente gratuitos, e as aulas serão no campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, em Fortaleza.   

Podem participar pessoas acima de 7 anos de idade. A inscrição é feita via formulário online. Por causa da limitação do número de vagas por turma, será feita uma seleção entre os candidatos inscritos. 

+ Confira mais sobre a UFC no capítulo Ceará Universitário do Anuário do Ceará

A lista de alunos aprovados será publicada no dia 15 de fevereiro nos perfis do Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas da UFC no Facebook (@ensinocoletivodecordasdecordas) e Instagram (@ensinocoletivo).

Os candidatos suplentes integrarão uma lista de espera com validade até dezembro de 2024. Em virtude da grande procura, o aluno que faltar a mais de três aulas consecutivas sem justificativa será considerado desistente e perderá a vaga no projeto.

Para os selecionados, haverá uma reunião de orientação e confirmação de inscrição, cuja presença é obrigatória, no dia 17 de fevereiro, das 9 às 12 horas, no Centro de Convivência da UFC,  no campus do Pici Prof. Prisco Bezerra. 

As aulas dos instrumentos terão início no próximo dia 11 de março. Os cursos têm duração de 13 módulos semestrais, que podem ser repetidos. Os módulos são separados de acordo com o nível do desenvolvimento técnico do aluno.

Não é necessário ter conhecimento musical prévio para participar das turmas iniciantes (módulo 1). Porém, o aluno deve ter instrumento ou adquiri-lo durante o curso, pois a Universidade não dispõe de exemplares para empréstimo.