TRF5 empossa novos desembargadores federais

A composição do TRF5 foi ampliada, transformando cargos vagos de juiz federal substituto em novas vagas de desembargadores federais
15:34 | 20 de set de 2022 Autor: Anuário do Ceará

Duas novas desembargadoras e seis novos desembargadores federais passam a integrar o colegiado do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5). O grupo tomou posse formal durante sessão extraordinária do Plenário da Corte, realizada de forma híbrida, com a presença de magistrados, servidores, familiares e amigos dos empossados.

Pelo critério de antiguidade, tomaram posse, presencialmente, o desembargador federal Francisco Alves dos Santos Júnior e a desembargadora federal Germana Moraes.

Já pelo critério de merecimento, foi empossada na sede do TRF5, a desembargadora federal Joana Carolina Lins Pereira, além dos desembargadores federais Leonardo Resende e Leonardo Coutinho. O desembargador federal Rodrigo Antônio Tenório Correia da Silva assumiu a vaga destinada ao quinto constitucional.

Já os desembargadores federais Sebastião José Vasques de Moraes e Frederico Wildson, assinaram o termo de posse remotamente, através do Sistema Sei!, ingressando na Corte, respectivamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento.

A cerimônia foi conduzida pelo presidente do TRF5, desembargador federal Edilson Nobre. Após as assinaturas dos termos de posse, Nobre deu as boas-vindas aos novos integrantes do Tribunal.

A composição do TRF5 foi ampliada por meio da Lei nº 14.253/2021, que determinou a transformação de cargos vagos de juiz federal substituto em novas vagas de desembargadores federais.