Três novas áreas de proteção ao meio ambiente são criadas no estado do Ceará

Com a criação das três unidades de conservação (UCs), o Ceará passa a ter 35 UCs estaduais
20:06 | 28 de jun de 2021 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Com a criação das três unidades de conservação (UCs), o Ceará passa a ter 35 UCs estaduais

Na tarde desta segunda-feira, 28, o Ceará ganhou três novas áreas protegidas. Foram criadas o Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti (com uma área de 3.680,55 hectares, em Crateús e Poranga), a Área de Proteção Ambiental (APA) do Boqueirão do Poti (com mais de 63 mil hectares, que abrange os municípios de Ipaporanga, Crateús e Poranga) e a Área de Relevante Interesse Ecológico (Arie) Riacho da Matinha, localizada no município do Crato.

Com a criação das três unidades de conservação (UCs), o Ceará passa a ter 35 UCs estaduais.
O Parque Estadual do Cânion Cearense do Rio Poti está inserido em contexto rural. A APA do Boqueirão do Poti, abrange uma área de 63.332,20 ha, sobrepõe a área proposta para o Parque Estadual.

De acordo com os estudos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a maior parte da diversidade biológica revelada, expressa que os fragmentos analisados prestam importantes serviços ecossistêmicos de suporte e regulação em meio a área urbanizada, dentre os quais destacam-se processos ecológicos de ciclagem de nutrientes, ciclagem da água, regulação do microclima local e qualidade do ar, controle da erosão e fertilidade do solo.

Riacho da Matinha

No caso do Riacho da Matinha, localizado na cidade do Crato, de acordo com a Célula de Diversidade Biológica (Cedib), da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio/Sema), a Arie está "inserida, em sua integralidade, sob a aplicação da Lei da Mata Atlântica, bem como na Área Prioritária para Conservação da Caatinga CA139 – Chapada do Araripe, com classe de importância biológica, de prioridade de conservação muito alta”.

Para saber mais informações sobre unidades de conservação estaduais, consulte o Painel do Cadastro Estadual de Unidades de Conservação (Ceuc) no site da Sema.