Três barragens estão previstas para serem construídas no Estado

Caucaia, Jardim e Trairi são os municípios que receberão as barragens
17:04 | 06 de jan de 2020 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Sistema será acionado se volume do açude sofrer redução. Barragem deve ser montada em até 48 horas

O Governo do Estado do Ceará e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) assinaram no último dia 31/12 de 2019, convênios no valor total de R$ 82 milhões para construção de três barragens nos municípios de Caucaia, Jardim e Trairi. O critério de escolha dos municípios foi estratégico, levando em conta os projetos e a viabilidade da obra.

As barragens servirão de auxílio para resolver o problema de escassez de água, associado ao crescimento acelerado da população dos municípios, o que vem provocando o aparecimento de localidades com potencialidades hídricas esgotadas ou sujeitas a racionamento de água nos períodos de estiagens prolongadas.

A barragem Trairi favorecerá a zona urbana e rural e garantindo o abastecimento da população ribeirinha periférica e de jusante em terras do município.

A barragem Anil, que será em Caucaia, a cerca de 5 km da BR-222, vai contribuir em conjunto com os Açudes Sítios Novos e Cauípe para o suprimento hídrico do Complexo Industrial do Portuário do Pecém (CIPP), além de ajudar de forma secundária no desenvolvimento da pesca, irrigação difusa e abastecimento da população ribeirinha nas localidades de Pecém, Sítios Novos, Catuana e Umarituba.

Em Jardim, município localizado no Cariri, a barragem Berê vai garantir o abastecimento humano da zona urbana do município e do povoado de Bom Sucesso, no sertão cearense.
Com o projeto, estima-se que aproximadamente 15 mil pessoas de Jardim e de Bom Sucesso serão beneficiadas.

A Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) deve iniciar o processo de licitação das obras até o mês de novembro de 2020.