TJCE inicia estudos para implantar “Balcão Virtual” de atendimento ao público

A proposta é disponibilizar o atendimento digital de forma permanente no Judiciário brasileiro
14:27 | 15 de fev de 2021 Autor: Joelma Leal

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) vai ao encontro do projeto “Balcão Virtual”, que tem o objetivo de disponibilizar o atendimento digital de forma permanente no Judiciário brasileiro. A iniciativa foi aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para tornar permanente o acesso remoto e direto dos usuários às secretarias das unidades judiciárias em todo o País.

Segundo o CNJ, o sistema eletrônico não substituirá o atendimento presencial, mas vem para aumentar as formas de contato com o cidadão, especialmente durante a crise sanitária do novo coronavírus, que exige uma série de restrições, como o distanciamento social. A proposta é que, mesmo após a pandemia, o serviço passará a ser mais um canal de atendimento disponível a critério das partes.

Como funcionará

Os Tribunais deverão disponibilizar, nos respectivos sites, sistema eletrônico (link) que permita o contato imediato do interessado com o setor de atendimento de cada unidade judiciária, popularmente denominado como balcão, durante o horário destinado a atender o público, como se fosse presencialmente. O serviço terá até 90 dias para ser implantado, e os Tribunais podem utilizar ferramentas de videoconferência já utilizadas para audiências, criar uma nova solução ou buscar consultoria junto ao CNJ para uso de software livre com essa finalidade.

Ampliação

Com a instalação do “Balcão Virtual”, o TJCE ampliará a oferta de canais ao cidadão. Desde o início da pandemia, a Justiça cearense vem disponibilizando meios virtuais de atendimento, como e-mail, telefone e WhatsApp Business. A lista de contatos, constantemente atualizada, fica à disposição no site www.tjce.jus.br, logo na página inicial.

Além disso, as sessões colegiadas passaram a ser transmitidas por sistema de videoconferência e pelo Canal do Tribunal no
YouTube. São ações para evitar prejuízos às pessoas que têm alguma demanda junto ao Judiciário do Ceará.