TCE Ceará realiza ações de educação continuada em Ocara, Beberibe e Horizonte

Serão ofertados cursos e palestras sobre temas voltados para a administração pública. As inscrições estão abertas pelo Siged
10:29 | 23 de out de 2023 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Imagem de apoio ilustrativo (Foto: Thais Mesquita, em 27/1/2021)

Estão abertas as inscrições para a 13ª etapa do TCEduc 2023, programa de educação continuada do TCE Ceará, por meio da Escola de Contas Instituto Plácido Castelo (IPC).

As inscrições podem ser realizadas pelo Sistema de Gestão Educacional (Siged).

Serão ofertados cursos e palestras sobre temas voltados para a administração pública, durante encontros sediados em três municípios: Ocara, dia 24; Beberibe, dia 25; e Horizonte, dia 26 de outubro.

A servidora da Diretoria de Contas de Gestão II, Edna Xavier, ministrará sobre “Prestação de Contas de Convênios: o que não podemos esquecer”.

Barreira, Chorozinho, Cascavel, Pindoretama, Pacajus e outros municípios da região também são convidados a participar das formações do programa.

O TCEduc ofertará uma palestra destinada aos comunicadores – radialistas e jornalistas, assessores de comunicação, estudantes de Jornalismo e representantes da sociedade civil –, conduzida pela jornalista e analista de Controle Externo do TCE, Carolina Madeira, sobre “Controle Externo, Mídia e Participação Social”.

A formação “Ouvidorias como agentes do exercício da cidadania e controle social” terá como facilitador o assessor administrativo da Ouvidoria, Virgílio Freire, que vai demonstrar os principais aspectos relacionados a atuação no setor.

A União dos Vereadores do Ceará (UVC), parceiro na realização do TCEduc, ofertará qualificação sobre “A execução de despesas do Poder Legislativo”.

Já o Ministério Público do Trabalho (MPT) vai tratar sobre “Relações de trabalho na Administração Pública: o poder fiscalizador da Câmara dos Vereadores”.

Confira os locais onde serão aplicadas as capacitações nas três cidades:

*Ocara: ONG Movimento de Ajuda Familiar de Ocara – Rua José Correia, 244 (Centro)

*Beberibe: Câmara Municipal de Beberibe – Avenida Maria Calado, s/n (Centro)

*Horizonte: Secretaria Municipal de Educação de Horizonte – Rua Baturité, 770 (Centro)

Os conteúdos das palestras centrais do programa podem ser acompanhados no site do TCEduc. Videoaulas, podcasts e outros materiais estão na plataforma.