Startup de Fortaleza ganha prêmio de 50 mil euros da EDP Open Innovation

Equipe cearense com projeto de manutenção preventiva para geradores eólicos foi a vencedora entre outras quinze finalistas em premiação global
16:31 | 04 de nov de 2016 Autor: Anuário do Ceará

A grande vencedora da 1ª edição do EDP Open Innovation foi a startup fortalezense Delfos Predictive Maintenance. O prêmio é um projeto de empreendedorismo do Expresso e da EDP - resultado da união entre o Energia de Portugal e o Prémio EDP Inovação. A cerimônia de premiação foi realizada na sede da EDP em Portugal.

Além de ganhar o prêmio de 50 mil euros, o projeto inovador brasileiro também recebeu um bilhete para expor sua proposta no stand da EDP no Web Summit, considerado o maior e mais importante evento de startups em tecnologia da Europa, que ocorre no período de 7 a 10 de novembro.

O PROJETO

Os engenheiros Adão Muniz, Samuel Lima e o administrados Guilherme Studart, que estão à frente da Delfos, são os responsáveis por desenvolver um sistema de monitoramento e análise de dados que possibilita identificar, antecipadamente, problemas nas turbinas de energia eólica. Sendo assim, capaz de aumentar a produção e o ciclo de vida do equipamento sem gerar mais custos de operação e manutenção.

Além dos cearenses, outras 14 finalistas estavam concorrendo ao prêmio. As starups tinham que apresentar, em três minutos aos investidores e júri, as ideias de negócio e a sua viabilidade. Em segundo lugar, ficou a Glartek com o projeto de transformar o sistema industrial mais intuitivo por meio de solução digital. Também está no pódio a Sunshine Rocks que concebeu que possibilita as pessoas se juntarem a nível local para compartilharem condições energéticas.