SPS firma parceria com Detran para atender comunidade surda

A ideia é que as pessoas com deficiência tenham ampliado o acesso aos serviços públicos
21:04 | 06 de out de 2020 Autor: Joelma Leal

A Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência (Copid), e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) firmam parceria para ofertar atendimento acessível à comunidade surda. A ideia é que as pessoas com deficiência tenham ampliado o acesso aos serviços públicos.

A parceria será viabilizada pela Central de Interpretação de Libras (CIL), que funciona como uma ponte entre ouvintes e comunidade surda. “Vamos levar esse atendimento da CIL para dentro do Detran, ofertando uma comunicação acessível para que a comunidade surda possa acessar os serviços que o Detran disponibiliza, como retirada e renovação da carteira de habilitação, informação sobre documentos, provas teóricas e práticas, dentre outros”, explica a titular da SPS, Socorro França.

Por conta da pandemia, os atendimentos ocorrerão uma vez por semana e de forma remota, mas a ideia é que, em breve, ele passe a ser presencial.