Sistema South Atlantic Cable System (Sacs) ligará a Luanda a Fortaleza

A expectativa é que, em poucos anos, a Cidade esteja interligada aos continentes da Europa e Ásia, tornando-se um hub do setor de telecomunicações
08:45 | 04 de ago de 2017 Autor: Joelma Leal

Representantes da Prefeitura de Fortaleza e do Governo do Estado vão participar do lançamento do sistema South Atlantic Cable System (Sacs), dia 9 de agosto, em Angola. A novidade vai ligar Luanda a Fortaleza.

A parceria da Prefeitura com a empresa Angola Cables resultou na instalação de duas estações de cabos submarinos de fibra óptica e um Data Center de porte internacional (tipo Tier 3), o primeiro deste porte nas regiões Norte/Nordeste do País.

A partir dessa estrutura, Fortaleza passa a ter condições de exportar conteúdos digitais brasileiros para a América do Norte e, com o lançamento da estação Sacs, para a África (Luanda).

A expectativa é de que, em poucos anos, a Cidade esteja interligada aos continentes da Europa e Ásia, tornando-se um hub do setor de telecomunicações.

Mais de US$ 50 milhões foram investidos pela Angola Cables em Fortaleza. Além do sistema Sacs, até o fim deste ano o Data Center e o sistema Monet, cabo submarino com tecnologia de fibra óptica que liga Santos (SP) a Miami (EUA), passando por Fortaleza, também estarão concluídos.

O Município possui um total de 52.710 empresas ativas, bem como o maior número de empresas ligadas à área de tecnologia na Região Nordeste, com 599 no total (RAIS/MTE, 2015).