Sistema de Bibliotecas Municipais promove ações virtuais de incentivo à leitura

Vídeos, resenhas e contações de história são destaques na programação
16:19 | 07 de abr de 2021 Autor: Anuário do Ceará

O Sistema de Bibliotecas Públicas da Prefeitura de Fortaleza divulga a programação cultural do mês de abril, que inclui resenhas, indicações de leitura e contações de histórias no Instagram da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Seculfor).

A programação conta com diversos projetos das bibliotecas municipais Dolor Barreira, Herbênia Gurgel e Cristina Poeta que foram adaptados para o formato virtual, devido à pandemia da Covid-19.

Nesta quinta-feira, 8, o público poderá conferir o projeto Literatura em Foco, que consiste em vídeos curtos de resenhas, indicações literárias e curiosidades relacionadas ao mundo dos livros. Nesta edição será abordada a obra “As Aventuras de Tintim” (O Romance), de Alex Irvine.

O projeto Quadrinhos em Foco também tem destaque na programação, com o tema “Edição Comemorativa Lanterna Verde”, na próxima quinta-feira, 15, e “Um Pedaço de Madeira e Aço”, de Chabouté, na sexta-feira, 30. A iniciativa discute temas focados na trajetória de personagens, produtoras e quadrinistas ícones do Brasil e do Mundo. Todos os vídeos são elaborados pelo diretor da Biblioteca Dolor Barreira, Eduardo Pereira.

Dia do Livro Infantil

Em alusão ao Dia do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, serão veiculadas contações de história inspiradas em livros infantis, apresentadas pelo contador de história da Biblioteca Dolor Barreira, Chicão Oliveira, nas sextas-feiras 9, 16 e 23 de abril. O público infantojuvenil ainda poderá conferir, na terça-feira (27), uma resenha da obra “Flicts”, de Ziraldo. A ação tem o objetivo de incentivar a leitura infantil em casa.

Toda a programação será veiculada no Instagram da Secultfor, sempre às 9 horas da manhã.

Em cumprimento as ações emergenciais que restringem a abertura de equipamentos que promovam atividade não essencial, as bibliotecas públicas municipais administradas pela Secultfor estão fechadas. As atividades dos equipamentos foram adaptadas para o meio online.

Serviço

Literatura em Foco

Livro: “As Aventuras de Tintim” (O Romance), de Alex Irvine

Data: quinta-feira (8/4)

Hora: 9 horas

Apresentador: Eduardo Pereira (diretor da Biblioteca Pública Dolor Barreira)

Contação de História – Mês do Livro Infantil

Datas: sextas-feiras (9, 16 e 23/4)

Hora: 9 horas

Apresentador: Chicão Oliveira (contador de história)

Quadrinhos em Foco

Data: quinta-feira (15/4) e sexta-feira (30/4)

Hora: 9 horas

Temas: Edição Comemorativa Lanterna Verde (15/04) e “Um Pedaço de Madeira e Aço”, de Chabouté (30/04)

Apresentador: Eduardo Pereira (diretor da Biblioteca Pública Dolor Barreira)

Resenha literária de livro infantojuvenil - Mês do Livro Infantil

Livro: “Flicts”, de Ziraldo

Data: terça-feira (27/4)

Hora: 9 horas