SESI Ceará inicia aulas de Ensino Fundamental e Médio para internos do Sistema Prisional

A ação faz parte de uma série de iniciativas encabeçada pela Fiec em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que inclui também a oferta de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) aos internos
16:37 | 18 de nov de 2020 Autor: Anuário do Ceará

O Serviço Social da Indústria (Sesi Ceará) deu início ao trabalho dentro de unidades do Sistema Prisional cearense. São 12 turmas com cerca de 400 alunos, apenas com o projeto-piloto no Instituto Penal Professor Olavo Oliveira (IPPOO) II. A ideia é replicar a iniciativa em outras unidades e elevar a escolaridade do maior número possível de internos. As aulas abrangem Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A aula inaugural foi realizada com uma apresentação teatral para dar as boas-vindas aos estudantes.

A ação faz parte de uma série de iniciativas encabeçada pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP), que inclui também a oferta de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Ceará) aos internos.

Entre os diferenciais das aulas ministradas pelo Sesi Ceará está a Metodologia de Reconhecimento de Saberes (MRS), utilizada no Ensino Médio e nos anos final do Ensino Fundamental.

Metodologia de Reconhecimento de Saberes

A MRS se propõe a identificar as competências desenvolvidas pelos alunos adultos ao longo de sua vida, mesmo que tenham sido adquiridas fora da escola. Assim, o tempo de permanência em sala de aula pode diminuir substancialmente, fazendo com que os estudantes conquistem o tão sonhado diploma em apenas quatro meses.

Por meio da aplicação de exercícios bem diferentes de uma prova regular, o Sesi identifica os conhecimentos que o estudante já possui, poupando tempo. Se identificadas todas as competências exigidas, o aluno recebe o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio ao final do processo. Há ainda a possibilidade de o estudante cursar apenas as disciplinas daquela área do conhecimento na qual tem mais dificuldade, diminuindo sua estadia na escola.

Baseado na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, que prevê que é possível reconhecer as competências já desenvolvidas pelos estudantes adultos, a metodologia “Reconhecimento de Saberes” arranjou meios de tornar isso possível. O princípio é escutar o estudante, para que este mostre seus conhecimentos adquiridos durante a vida, dando a ele confiança.