Sema realiza atividades no Junho Ambiental

As atividades, prosseguem até o dia 26 de junho, entre 8h e 12h, com o Dia “D” de Doação de Mudas
17:50 | 01 de jun de 2021 Autor: Joelma Leal

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) promoverá diversos eventos – quase todos em formato virtual – ao longo do mês de junho. O chamado Junho Ambiental teve início nesta terça-feira, dia 2, com uma live do governador Camilo Santana, às 10h, na qual será formalizada a ampliação do Parque Estadual do Cocó em 10ha, passando para uma área de 1.581,25ha. No Dia Mundial do Meio Ambiente, 9h, 5 de junho, haverá a inauguração da Alameda do Pau Brasil na Área Adahil Barreto, no Parque Estadual do Cocó.

Entre os dias 7 e 11, a Coordenadoria de Educação Ambiental e Articulação Social (Coeas) da Sema realizará palestras virtuais sobre educação ambiental para vários municípios do Estado, com foco na juventude. Nos dias 9 e 10, das 15h às 17h, serão realizados dois seminários virtuais sobre juventude e educação ambiental, em parceria com Comissões Insterinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs). No dia 24, às 10h, haverá um grande evento com a participação de os Agentes Jovens Ambientais (AJAs) do Cadastro Reserva.

Na semana de 14 a 17, a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes) da Sema fará
Oficinas Regionais de capacitação sobre o IQM 2021 para Técnicos e gestores municipais e Consórcios Públicos de Resíduos Sólidos. No dia 18, de 9h às13h, haverá o Encontro de Gestores do Meio Ambiente, com foco na implementação da política de resíduos sólidos nos municípios, numa parceria da Sema com Semace, Agace, Aprece, Secretaria das Cidades e Nutec.

Entre os dias 21 e 24, haverá diversas atividades nas Unidades de Conservação Estaduais: palestras, seminários e atividades de educação ambiental. No dia 22, às 9h, será a vez do Seminário de Desenvolvimento de Políticas Públicas de Proteção Animal nos Municípios. Os palestrantes serão representantes de Fortaleza e Sobral, onde existem núcleos de proteção animal já implementados.

Encerrando as atividades, em 26 de junho, entre 8h e 12h, haverá o Dia “D” de Doação de Mudas, uma ação social com a troca das mudas nativas por 01kg de alimentos e/ou 1kg de ração em UCs estaduais. Será também distribuída uma cartilha sobre as UCs estaduais e o lançamento de vídeo sobre os bosques da memória, locais dentro das UCs onde são plantadas mudas em homenagem aos mortos pela Covid-19.