cultura

Secult e Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife realizam evento de formação de leitores e mediadores de leitura

20/10/2020

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Coordenadoria de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca e do Sistema Estadual de Bibliotecas do Ceará (SNBP), em parceria com Consulado Geral da França para o Nordeste em Recife e o Escritório do Livro e Debates de Ideia da Embaixada do Brasil, realiza o “Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores”, evento que traz nomes nacionais e internacionais para debater a leitura e sua mediação. Contando com duas mesas redondas, a atividade ocorre nos dias 22 e 23 de outubro, com transmissão online pelo canal do YouTube do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (youtube.com/dragaodomarcentro), numa parceria com o Museu da Cultura Cearense e o Instituto Dragão do Mar. As inscrições podem ser feitas até as 12h de quinta-feira, 22, pelo link: bit.ly/entrepalavraseimagens. Inscritos confirmados receberão certificado, mediante comprovação de participação.

No dia 22/10, o “Entre palavras e imagens: diálogo franco-brasileiro para formar leitores” tem sua abertura às 15h, com a participação do secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano Piúba; do Diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; e da Superintendente do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Natasha Faria. Logo em seguida, acontece a primeira mesa do evento, intitulada “Pensando a mediação de leitura em bibliotecas”, com os convidados Roberto Pedretti (responsável pela Mediateca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro – BiblioMaison) e Ana Dutra (mediadora de leitura da Biblioteca Infantil da Biblioteca Parque Estadual no Centro do Rio de Janeiro). A atividade contará com mediação da Coordenadora das políticas de Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca da Secult Ceará, Goreth Albuquerque.

Já no dia 23/10, também às 15h, a mesa redonda vem trazendo o tema “Quadrinhos, Identidade e território”: encontro com a autora Marguerite Abouet (Costa do Marfim/França) e o autor Zé Wellington (Brasil – Ceará). Uma das maiores autoras de HQs da França, que traz herança africana em sua obra, irá dialogar com o autor de “Cangaço Overdrive”, um dos semifinalistas do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos, que mergulha num universo cyberpunk cearense. A mediação é realizada por Pedro Brandt, jornalista, especializado em quadrinhos. Quem fará abertura institucional da atividade será o diretor do Escritório do livro e Debates de Ideia da Embaixada da França no Brasil, Vicent Zonca; junto à gerente do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Ceará, Aparecida Lavor; e à gestora do Núcleo de Museus do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Valéria Laena.