Secult abre inscrições para II Edital Cultura Infância

O Edital vai selecionar 36 projetos, investindo um total de R$1,5 milhão
16:44 | 25 de jan de 2022 Autor: Joelma Leal

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) lança o II Edital Cultura Infância, com um valor total de R$ 1.429.040. A iniciativa
vai selecionar 36 projetos, tem o propósito de estabelecer uma política voltada ao desenvolvimento de ações culturais para a infância, democratizando o acesso da criança à arte e à cultura e estimulando a participação infantil dentro do setor cultural.

O edital busca incentivar produções artísticas e culturais para as crianças, ofertando às crianças bens e serviços artísticos, ampliando as referências artísticas e culturais e criando um ambiente fértil para o pensamento, a memória, a contextualização, a formação, a criação, a experimentação, a produção e a fruição com base na Cultura Infância.

Inscrições

As inscrições para o II Edital Cultura Infância poderão ser feitas do dia 25/01 a 25/02/2022, exclusivamente, pelo site Editais da Secult Ceará:
http://editais.cultura.ce.gov.br/. Cada proponente só poderá escrever até uma proposta por categoria, que são as seguintes:

  • Criação, produção, circulação e fruição;
  • Formação e pesquisa;
  • Memória Cultural.

Para concorrer, é preciso ser pessoa física, cearense nata, residente e domiciliada no estado e maior de 18 anos, com atuação comprovada na área cultural; ou qualquer pessoa natural maior de 18 anos, residente e domiciliada no estado do Ceará há, no mínimo, dois anos, com atuação comprovada na área cultural.


O edital reserva, no mínimo, 20% do total de vagas para proponentes indígenas e negros, em alinhamento ao Plano Estadual de Cultura no que diz respeito a políticas afirmativas. Também serão adotados critérios de pontuação específica para beneficiar população LGBTQIA+, povos originários/ indígenas, população negra, comunidades quilombolas, comunidades ciganas, comunidades de terreiro de matriz africana e afro-brasileira, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, reforçando o avanço na implementação de políticas mais sólidas direcionadas a uma agenda afirmativa. Além disso, as pessoas transexuais, transgêneras ou travestis terão dois pontos acrescidos às suas notas finais.

Acessibilidade

Com a finalidade de garantir os direitos das pessoas com deficiência e das pessoas com mobilidade reduzida, o edital deve assegurar que as propostas apresentadas estejam ao alcance de todos os indivíduos, perceptíveis a todas as formas de comunicação e com sua utilização de forma clara, permitindo o conforto, a segurança e a autonomia dos usuários.


Mais informações sobre o edital

Site:
editais.cultura.ce.gov.br

E-mail:editalculturainfancia@secult.ce.gov.br

Dúvidas sobre o Mapa Cultural do Ceará:
bit.ly/mapacultural-ceara-suporte

Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 17h