Seas e Prefeitura de Fortaleza selam parceria para beneficiar 750 jovens

A cooperação vai atender os nove centros socioeducativos situados em diferentes bairros da Cidade
18:27 | 25 de set de 2021 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
A iniciativa vai atender jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) participa na próxima segunda-feira, 27, da assinatura do Termo de Cooperação Técnica com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, no teatro do Cuca Mondubim. O principal objetivo é aproximar o Estado e o município de Fortaleza na proposição de ações para, aproximadamente, 750 jovens e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Ceará.

Nas ações previstas para a capital cearense, a cooperação vai atender os nove centros socioeducativos situados em diferentes bairros da Cidade. No projeto constam atividades artísticas, culturais, esportivas, campanas educativas, campeonatos, torneios, além de abrir oportunidades para o atendimento de adolescentes e jovens pós-medida em seus territórios de origem. Com essa iniciativa, os jovens têm a chance de construir novos projetos de vida, fortalecendo os laços sociais e comunitários quando em liberdade.

A Seas será representada pelo superintendente Roberto Bassan Peixoto, que falará sobre a importância da aproximação entre a política de juventude e a socioeducação, gerando oportunidades que resultem em novas trajetórias de vida para os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa no Ceará.

O coordenador de juventude de Fortaleza, Davi Gomes, abordará o tema “política de juventude na capital”, mostrando como a coordenadoria compreende esta parceria. Ao final, Davi Gomes apresentará uma aula magna sobre políticas de juventude, simbolizando a primeira ação da formação de professores e professoras do sistema socioeducativo. O diretor de promoção de direitos humanos e cultura do Instituto Cuca, Caiubi Mani Peres também falará aos presentes.

Atrações - A solenidade terá atrações especiais. Saudando os presentes e representando simbolicamente os adolescentes e jovens do sistema socioeducativo, beneficiados pelas ações pactuadas, um adolescente do Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, apresentará uma música de sua autoria.

Em seguida, o professor Eduardo Africano, da Seas, representando todos os professores e professoras das áreas de arte, esporte e lazer do sistema socioeducativo, falará aos presentes e recitará uma poesia autoral.

Os professores também são alvos desta cooperação, com ações de formação continuada e troca de experiências e metodologia que dialogam com a juventude. Já a diretora Elisa Barreto, do Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa, falará sobre a importância desta parceria para os socioeducandos do município. Todos os diretores das nove unidades de Fortaleza estarão no evento.