Saiba como assistir aos programas especiais do Anuário do Ceará

Todos os 15 programas do Anuário do Ceará 2023-2024 já estão disponíveis na internet, na íntegra; confira os temas
18:19 | 11 de out de 2023 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Luciana Lobo, secretária de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) de Fortaleza, fecha a série de entrevistas do Anuário do Ceará. (Foto: Lucas Casemiro)

Todos os 15 programas especiais do Anuário do Ceará estão disponíveis no Canal FDR no YouTube. A série de entrevistas traz temas essenciais para a população cearense e para o Estado, como cultura, negócios, economia, hidrogênio verde e educação. 

Os programas são conduzidos pelo editor-geral do Anuário, Jocélio Leal.

Confira os programas

1. Erick Torres discute os negócios da ArcelorMittal Pecém

No primeiro episódio, o CEO da ArcelorMittal Pecém, Erick Torres fala sobre o desafio de assumir a antiga Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) e a transição energética da empresa. 


2. Marcelo Paz compartilha estratégias de gestão do Fortaleza Esporte Clube

O presidente do Fortaleza Esporte Clube, Marcelo Paz, discute o modelo de gestão adotado e as estratégias para continuar alavancando o clube. O presidente também comenta sobre o benchmark, a sua permanência na gestão esportiva e o avanço do Fortaleza para se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).


3. Infraestrutura urbana de Fortaleza é pauta de conversa com Samuel Dias

Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura da Prefeitura de Fortaleza, fala sobre o andamento das obras na Capital, os projetos para o futuro da Cidade, a priorização do atendimento à periferia nesta gestão e os espigões da orla de Fortaleza, recentemente licitados para o setor privado.


4. Acilon Gonçalves conversa sobre gestão municipal de Eusébio, destaque no ICGM

Eusébio, município da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), se destacou nesta edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM). Acilon Gonçalves, prefeito de Eusébio e presidente do Partido Liberal no Ceará, entre os assuntos, defende a municipalização da segurança e critica o atendimento do governo aos municípios.


5. Leonardo Alcântara: desafios e perspectivas para a categoria médica no Ceará

O presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Leonardo Alcântara, fala sobre o atual momento do Sindicato, a estratégia de gestão adotada, o envolvimento da instituição com a política, o planejamento para os próximos anos e sobre a relação do Sindicato com as operadoras de planos de saúde no Ceará.


6. ICGM Anuário - Ipece: Alfredo Pessoa, diretor-geral do Ipece, fala sobre a sexta edição da pesquisa

O diretor-geral do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Alfredo Pessoa, conversa sobre a sexta edição do Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM). Elaborado pelo Ipece em parceria com o Anuário do Ceará, o estudo ranqueia os melhores municípios do Estado por suas gestões.   


7. Cláudia Leitão conversa sobre os 20 anos da política de mestres da cultura

Responsável pela criação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura, a professora e ex-secretária da Cultura, Cláudia Leitão, aborda a valorização e proteção dos Tesouros Vivos da Cultura.


8. Beach Park é vencedor da Pesquisa Anuário-Datafolha Top of Mind

No ano da estreia da categoria “parque turístico” na Pesquisa Anuário-Datafolha Top of Mind, o Beach Park é o primeiro nome que vem à mente do cearense quando perguntado sobre esse tema. Para conversar sobre a tradicional marca cearense do setor turístico, esta edição do Programa Especial do Anuário do Ceará recebe Murilo Pascoal, CEO do Beach Park. 


9. Célio Fernando conversa sobre desenvolvimento econômico do Ceará

O secretário-executivo de Regionalização e Modernização da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Célio Fernando, discute caminhos de desenvolvimento estratégico para o Estado.


10. Dalila Saldanha avalia para onde caminha a Educação em Fortaleza

A secretária municipal de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, fala sobre as ações do momento para garantir um bom futuro para a Educação na Capital, sobre os impactos da Covid-19 na alfabetização, o direito à greve, os repasses financeiros do Governo Municipal ao município, entre outros assuntos.


11. Airton Boris conversa sobre o mercado de óticas nos 50 anos da Óticas Boris

Ao completar cinco décadas à frente da marca, José Airton Boris, fundador da Óticas Boris, compartilha algumas estratégias para o sucesso do empreendimento, discutindo também a expansão do negócio e analisando o mercado de óticas no Ceará. 


12. Tânia Mara conversa sobre os avanços da Saúde no Ceará

A secretária da Saúde do Ceará, Tânia Mara, conversa sobre o cenário pós-pandemia de Covid, a redução das filas para cirurgias eletivas no Estado, entre outros assuntos.


13. Transição energética do Ceará é pauta de conversa com Isabela Maciel

Isabela Maciel, engenheira eletricista e assessora do Sesi Senai Ceará sobre transição energética e inovações, discute inovações tecnológicas, Ciência e a preparação do mercado cearense para o novo momento.


 14. Hidelbrando Soares conversa sobre a contribuição da Uece no desenvolvimento regional do Ceará

Hidelbrando dos Santos Soares, reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), discute, entre outros assuntos, o papel da Universidade no desenvolvimento regional do Estado.


15. Luciana Lobo fala sobre ações da Seuma para o urbanismo e meio ambiente de Fortaleza 

No último programa, a secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Luciana Lobo, fala sobre licenciamentos, revitalização de áreas verdes, manejo de resíduos sólidos, negócios urbanos, entre outros temas.


Serviço

Especial Anuário do Ceará 2023-2024

Assista aos programas, na íntegra, no YouTube da FDR