Ranking aponta a UFC como a 10ª melhor do Brasil

O levantamento é semestral e na edição de janeiro a instituição subiu duas posições em relação à classificação passada, de agosto de 2016
20:03 | 15 de fev de 2017 Autor: Joelma Leal

O ranking Web of Universities
aponta a Universidade Federal do Ceará (UFC) como a 10ª melhor do Brasil. A pesquisa, elaborada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), do Ministério da Educação da Espanha, avaliou a atividade científica disponível na internet de aproximadamente 12 mil instituições no mundo.


O levantamento é semestral e na edição de janeiro a UFC subiu duas posições em relação à classificação passada, de agosto de 2016. Os números no ranking são calculados por presença de material acadêmico na web, visibilidade, transparência e excelência, incluindo relevância da produção e citações por outras pesquisas.


No Norte e Nordeste, a UFC figurou como a melhor. A UFC ainda avançou 66 posições no ranking mundial, ocupando - agora - a vaga de número 600.


Critérios - O ranking analisa os dados na internet, utilizando algoritmos de busca avançados e ferramentas como o Google Acadêmico. A avaliação não considera os sites das universidades ou a popularidade aferida pela audiência, mas a disponibilização de produção científica, empenho dos pesquisadores, prestígio da instituição, internacionalização e relacionamento com a comunidade.


Em 2016, o Ranking Universitário da Folha já havia apontado a UFC como a 10ª melhor do País.


Abaixo, as 10 melhores instituições do País


1ª - Universidade de São Paulo (USP)

2ª - Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

3ª - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

4ª - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

5ª - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

6ª - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

7ª - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

8ª - Universidade Federal do Paraná (UFPR)

9ª - Universidade de Brasília (UNB)

10ª - Universidade Federal do Ceará (UFC)


Com informações de Lucas Braga/Especial para O POVO