Projetos da Associação Caatinga ganham destaque na COP-28 em Dubai

O anúncio foi feito durante a COP-28 onde representantes da Vbio, parceira da Associação Caatinga, compartilharam os detalhes dos projetos
14:45 | 13 de dez de 2023 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Projeto Restaura Caatinga (Foto: Fabio Arruda/Barong)

A Associação Caatinga teve dois projetos divulgados durante a COP-28, realizada em Dubai. Os projetos, denominados "Restaura Caatinga" e "Programa Carnaúba Sustentável", foram destacados como iniciativas exemplares no âmbito da conferência internacional.

O anúncio foi feito durante a COP-28, onde representantes da Vbio, parceira da Associação Caatinga, compartilharam os detalhes dos projetos.

O "Restaura Caatinga" concentra-se no plantio de 20 mil mudas de raízes alongadas produzidas pela Palm Tree em Chorozinho e plantadas em  Crateús, no Ceará.

O projeto tem por objetivo recuperar áreas degradadas e busca aumentar a taxa de sobrevivência das mudas em regiões semiáridas, utilizando técnicas inovadoras.

O segundo projeto é o "Programa Carnaúba Sustentável", que concentra suas ações em Miraíma, no Ceará. Árvore característica da região, a carnaúba é um elemento crucial na economia local.

O programa busca implementar práticas sustentáveis na produção de carnaúba, conciliando o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.

Ambos os projetos foram captados com o apoio da Vitrine da Biodiversidade Brasileira (Vbio). Segundo a Associação, a Vbio desempenhou um papel fundamental na viabilização e promoção dessas iniciativas, contribuindo para o alcance dos objetivos ambientais e socioeconômicos propostos.

Sobre a COP 28

É a 28ª Conferência das Partes (ou COP) da Convenção-quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (UNFCCC), que é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável pelo clima.

Na Conferência também se realizará a 28ª Reunião das Partes do Protocolo de Quioto.

A COP reúne as 198 “partes”, ou seja, os 197 países e a União Europeia que assinaram a Convenção-quadro das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas.

O tratado é uma das três convenções do Rio de Janeiro adotadas na Cúpula da Terra, a Rio-992.