Porto Dragão do Mar investe nos artistas cearenses

O Projeto tem o objetivo de fazer circular a vasta produção artística do Ceará, estadual, nacional e internacionalmente
15:37 | 11 de ago de 2017 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

Realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Instituto Dragão do Mar, o projeto tem início no dia 17 de agosto, em Sobral, com show do Projeto Rivera. Além de outras cidades cearenses, serão realizadas apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Nova York (EUA). O Porto Dragão do Mar tem o objetivo de fazer circular a vasta produção artística do Ceará, em diversas linguagens, dentro do próprio estado e também nacional e internacionalmente, com apresentações em centros culturais, festivais e mostras.

Segundo o presidente do Instituto Dragão do Mar, o jornalista e antropólogo Paulo Linhares, o Porto Dragão do Mar tem o intuito de desenvolver as cadeias dos setores criativos como a música, as artes visuais e o audiovisual. Num primeiro momento, as ações do projeto se concentram na música, por ser uma das cadeias criativas de maior impacto na economia do Ceará.

Nesta etapa inicial do projeto, vão circular os artistas que desenvolveram projetos no Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, escola de formação e criação artística do Instituto Dragão do Mar, que neste mês completa quatro anos de atuação; e ainda cantores e bandas que participaram da última edição do Conexões Maloca.
A agenda de shows segue até dezembro, com Orquestra Popular do Nordeste, Daniel Groove, Casa de Velho, Daniel Peixoto e Nafandus.


Além da curadoria realizada pelo Instituto Dragão do Mar, o projeto receberá artistas indicados pelo parceiro não só de Sobral, mas de toda cidade participante do projeto, conforme adianta João Wilson Damasceno, diretor de Ação Cultural do Dragão do Mar. Ele acrescenta ainda que os próximos municípios cearenses a receberem os shows do Porto Dragão do Mar são Crato, Juazeiro e Quixadá. Fora daqui, serão realizados shows em São Paulo, junto ao SESC SP; no Rio Janeiro, em parceria com o Circo Voador; em Minas Gerais, em parceria com a Secretaria da Cultura de Belo Horizonte; e em Nova York (EUA), em parceria com o Lincoln Center, considerado o maior complexo de artes cênicas do mundo. Todos esses parceiros enviaram representantes ao Conexões Maloca.

A quarta edição da Maloca Dragão, em abril deste ano, teve público de mais de 450 mil pessoas em seis dias de programação e mais de 130 atrações, de maioria cearense, distribuídas em 20 espaços do Centro Dragão do Mar e Praia de Iracema.

PROGRAMAÇÃO 2017 EM SOBRAL

17 de agosto

Projeto Rivera - Local: Largo das Dores

23 de agosto

Orquestra Popular do Nordeste - Local: em frente ao teatro São João

21 de setembro

Daniel Groove (dentro da Semana do Poeta) - Local: Largo das Dores

20 de outubro

Casa de Velho (dentro da Bienal de Dança) - Local: Boulevard do Arco

2 de novembro

Daniel Peixoto (dentro da Feira da música) - Local: largo das dores

16 de dezembro

Nafandus (dentro do Ponto.Ce) - Local: Largo das Dores

SERVIÇO

Projeto Porto Dragão do Mar - Show Projeto Rivera

Quando: dia 17 de agosto

Onde: Largo das Dores, em Sobral

Hora: 19 horas

Acesso gratuito.