Programa EntreNós promove visitas mediadas e oficinas no Centro de Design do Ceará

A programação começa nesta quinta-feira, 9, com as visitas mediadas pela exposição, a partir das 15 horas
14:25 | 09 de mar de 2023 Autor: Anuário do Ceará

O programa EntreNós promove uma série de conversas, oficinas imersivas e visitas mediadas voltadas para aproximar o público e o conteúdo da exposição “Tempo Presente em Nós: design, memória e inovação”, localizada no 1º andar o Centro de Design do Ceará.

O Centro de Design do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), com gestão em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A programação começa nesta quinta-feira, 9, com as visitas mediadas pela exposição, a partir das 15 horas. No domingo, 12, às 9h30min, ocorre a roda de conversa “Design Social com a comunidade artesã de barro de Moita Redonda”, ministrada pela professora Anna Lúcia dos Santos (Lilu).

Neste momento, a designer apresentará o “Varal - Laboratório de Design Social”, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem um vasto trabalho com artesãos de barro da comunidade de Moita Redonda, em Cascavel. A conversa é aberta ao público.

O restante da programação acontece ao longo dos domingos do mês de março. Com a oficina “Bordado Criativo: mulheres, pontos de luzes no mundo”, no domingo, 19, às 9h30min, trazendo a prática com as bordadeiras da comunidade quilombola de Alto Alegre.

Já no dia 26, das 9 horas às 13 horas, ocorre a oficina “Imprimindo com tipos móveis”, ministrada pelo professor Leonardo Buggy, adentrando no universo do design gráfico e tipografia. Ambas programações ocorrem mediante inscrição online, com número limitado de vagas.

Visitas Mediadas

As visitas mediadas na exposição “Tempo Presente em Nós” serão todas as quintas e sextas-feiras de março e abril, às 15 horas. Para participar, basta chegar 10 minutos antes e se integrar ao grupo. Há também a possibilidade de realizar visitas agendadas para grupos maiores, como escolas, cursos e grupos de até 30 pessoas, por meio do e-mail agendamento.centrodedesign@institutomirante.org.

Os eixos temáticos de cada visitação seguem os núcleos que compõem a exibição, cada um representando conjuntos de saberes e vivências ancestrais. As temáticas como nó, palha, barro moldado, vestimentas, bordado, tipografia, adornos, madeira,couro, objetos e ferramentas se dividem para mover cada encontro, a fim de aproximar o público das peças expostas.

Serviço - Programa EntreNós

Visitas guiadas na exposição

Todas as quintas-feiras (março e abril)

Horário: às 15h

Chegar 10 minutos antes para se integrar ao grupo da visita

Roda de conversa “Design Social com a comunidade artesã de barro de Moita Redonda” com Anna Lúcia dos Santos Vieira e Silva (Lilu)

Data: 12 de março (domingo)

Horário: 9h30min às 12 horas

Local: Escadarias do Kuya

Aberto ao público

Oficina “Bordado Criativo: mulheres, pontos de luzes no mundo” com as Bordadeiras do quilombo de Alto Alegre

Data: 19 de março

Horário: 9h30min às 12 horas

Local: Escadarias do Kuya

Inscrições por formulário: https://forms.gle/AUX4ERGjhyFCB72c8

Limite de 20 vagas

Oficina “Imprimindo com tipos móveis” com Leonardo Buggy

Data: 26 de março

Horário: 9 horas às 13 horas

Local: Laboratório de Prototipagem do Kuya

Limite de 15 vagas

Inscrições por formulário: https://forms.gle/rksMWBLRESBx3NWv5