Produto Interno Bruto do Estado cai 1,23% no terceiro trimestre

O resultado foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
17:11 | 22 de dez de 2016 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Dados relacionados ao Ceará e Brasil

A queda do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará apresentou desaceleração no terceiro trimestre de 2016. O resultado foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). A retração foi de 1,23% no comparativo com o mesmo período de 2015.


Em entrevista ao jornalista Átila Varela, do O POVO, o diretor de estudos econômicos do Ipece, Adriano Sarquis, informa que a tendência é que o PIB desacelere no 4º trimestre. “Apesar da queda, se comparar com trimestres anteriores, temos uma desaceleração da recessão. Vemos que a economia começa a dar sinais de recuperação”. Para que o PIB tenha melhora, acredita que a consolidação de fundamentos macroeconômicos, como equilíbrio das contas públicas e inflação voltando para o centro da meta, devem contribuir para a criação de um ambiente de otimismo que influenciará a atividade econômica do Estado.


Na divisão por setores da economia, o agropecuário cresceu 7,43% no 3º trimestre deste ano. O setor de serviços caiu 1,43%, enquanto a indústria retraiu 6,18% no período. A agricultura apresentou alta por causa da entressafra de alguns gêneros primários e acumula alta de 1,26% no ano. O resultado ainda é baixo, tendo como responsável os efeitos da seca prolongada, que reduz a produtividade da agropecuária. A retração do setor de serviços no Ceará foi menor que a registrada nos dois trimestres anteriores.


Se dividido por segmento, o comércio apresenta queda de 4,16% com relação ao terceiro trimestre de 2015. Acumula resultado negativo de 8,91% no ano.  A melhora da economia cearense, no curto prazo, está descartada para o Ipece.

A divulgação do PIB do ano de 2016 – e do 4º trimestre – ocorrerá em março de 2017.