Prefeitura lança Rota Acessível e Bike sem Barreiras

Os lançamentos integraram a Semana de Luta da Pessoa com Deficiência
18:14 | 25 de set de 2021 Autor: Joelma Leal

Dois projetos destinados à população com deficiência foram lançados pela Prefeitura de Fortaleza: o Rota Acessível e o Bike sem Barreiras. Idealizado pela Coordenadoria Especial da Pessoa com Deficiência (Copedef), vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), o Rota Acessível é um projeto de configuração de rotas acessíveis, que podem ser utilizadas por pessoas com diferentes deficiências.

Para a estruturação do projeto, estão sendo implementadas melhorias para tornar a Capital mais acessível, inicialmente no primeiro trecho da rota, que vai do Mercado dos Peixes (Meireles) ao Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Praia de Iracema). A adaptação inclui calçadas largas, rampas de acesso, trânsito calmo e sinalização adequada.

Conforme o titular da Copedef, Emerson Damasceno, a ideia é desenhar corredores acessíveis em vários trechos da cidade. “É uma nova configuração de locais interligados garantindo a acessibilidade para que as pessoas tenham garantias de rotas acessíveis na Cidade. Queremos espalhar essa iniciativa pela cidade por meio de parcerias público-privadas. Começando a fazer esse funcionamento, além de outras requalificações que já estão sendo executadas pela Prefeitura, você garante esses locais para as pessoas com deficiência”, explicou.

Emerson ressaltou que o projeto-piloto Rota Acessível faz parte da busca pela certificação internacional, a Organização Internacional de Padronização (ISO) 21902, que é um padrão internacional com as melhores práticas para que todas as pessoas possam desfrutar do turismo em igualdade. “Fortaleza já largou na frente com essas ações”, completou.

Já o Bike Sem Barreiras é uma parceria da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) com a Uninassau, e possui como objetivo contribuir para a promoção de lazer e inclusão de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida.

A iniciativa disponibiliza três modelos diferentes de bicicletas adaptadas: handbike (triciclo adaptado para ser pedalado com as mãos), bicicleta dupla (pedalada pelo monitor e por uma pessoa com deficiência visual), e uma bicicleta adaptada com uma cadeira de rodas no lugar da roda dianteira (para usuários com tetraplegia ou deficiência múltipla).

Aos sábados, de 8h às 12h, o Bike sem Barreiras contará com instrutores que vão realizar o acompanhamento e ensinar as pessoas a utilizar essas bicicletas adaptadas na ciclofaixa da Beira Mar.