Prefeitura inicia aplicação da segunda dose contra Covid-19 em fortalezenses de seis meses até dois anos de idade

A aplicação será no Shopping Iguatemi Bosque, de 9h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio
21:19 | 18 de dez de 2022 Autor: Joelma Leal
imagem da interna
Para receber a segunda dose, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis no ato da vacinação, portando os documentos comprobatórios e o cartão de vacinação

A partir desta segunda-feira, 19/12, a Prefeitura de Fortaleza disponibilizará a segunda dose da vacina contra a Covid-19 para fortalezenses de seis meses até dois anos de idade. A aplicação será no Shopping Iguatemi Bosque, de 9h às 17h, sem a necessidade de agendamento prévio. Além disso, será realizada busca ativa nos territórios mais vulneráveis para aplicação domiciliar.

Foram vacinadas, com a primeira dose, 2.534 crianças nesta faixa etária. Para a primeira semana de aplicação da segunda dose, estão sendo esperadas cerca de 700 crianças.

Este público segue um esquema de vacinação em três doses. As duas primeiras aplicadas no intervalo de quatro semanas e a terceira após dois meses (oito semanas) da segunda.

O uso da vacina nessa faixa etária foi aprovado no fim de outubro pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Importante destacar que a Pfizer Baby pode ser aplicada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Para receber a segunda dose, as crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis no ato da vacinação, portando os documentos comprobatórios e o cartão de vacinação.

Vacinação contra a Covid-19

Até a última quinta-feira, 15/12, 2.440.225 residentes do Município receberam a primeira dose, 2.331.583 a segunda dose, 1.523.821 a terceira dose e 686.415 a quarta dose.

Cenário epidemiológico

Conforme o último boletim epidemiológico, entre os dias 6 e 12 de dezembro de 2022, a positividade das amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública, foi de 20%. Foram 166 amostras positivas de um total de 829 exames realizados. Neste mesmo período, nenhum óbito foi confirmado em decorrência da Covid-19.

Os últimos óbitos confirmados foram nos dias 22 e 30 de novembro,interrompendo um período de 102 dias sem registro de mortes por Covid-19.