Porto Dragão lança inscrições para programa de Residências e Intercâmbios com foco nas artes visuais

As inscrições seguem abertas até o dia 8 de outubro
11:28 | 29 de set de 2021 Autor: Joelma Leal

O Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, através do programa Hub Cultural do Ceará, anuncia a convocatória do programa de Residências e Intercâmbios, do eixo com foco nas Artes Visuais/Visualidades Contemporâneas na edição 2021/2022. As inscrições seguem abertas até 8 de outubro de 2021 e podem ser acessadas em bit.ly/residenciaseintercambios2021

A seleção oferta quatro vagas para a região Nordeste com bolsa que variam entre R$1.000 a R$1.500, sendo três vagas para artistas cearenses e uma vaga para artista nordestino. Com duração de quatro meses, entre outubro de 2021 a janeiro de 2022, a metodologia prevê encontros virtuais e presenciais seguindo os seguintes eixos principais: deslocamento, criação e compartilhamento de metodologias. Mais informações sobre a metodologia podem ser conferidas na minuta do programa, disponível no mesmo link para inscrição.

O programa Residências e Intercâmbios apresenta-se como uma oportunidade que busca criar diálogos entre profissionais do campo da arte. A partir de uma perspectiva de descentralização e imersão em organizações culturais, pretende-se questionar e explorar os modos de fazer arte, fortalecendo o intercâmbio cultural. Espera-se que com a primeira edição do programa, se possa democratizar o acesso às ferramentas e redes da arte e cultura, além de fortalecer práticas artísticas contemporâneas em ambientes de formação, criação e difusão.