Plano de combate às arboviroses no Centro da Cidade

A perspectiva é combater os focos do mosquito Aedes aegypti nos 28 mil imóveis do Centro de Fortaleza
15:57 | 09 de out de 2017 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna
Agentes que participaram das visitas nos imóveis residenciais e comerciais do Centro de Fortaleza

Foi iniciado nesta segunda-feira, 9, o plano de de sustentabilidade para o controle do Aedes aegypti na área do Centro de Fortaleza.
Cerca de 130 agentes da Regional I e Regional Centro realizaram visitas nos imóveis residenciais e comerciais e intensificaram o tratamento focal em pontos estratégicos.

A perspectiva
da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e da Regional do Centro, é combater os focos do mosquito nos 28 mil imóveis do Centro. Moradores e comerciantes foram orientados sobre as práticas preventivas para a adoção de medidas e controle da proliferação do vetor.

A concentração dos agentes iniciou às 9 horas no Parque das Crianças. De lá, eles seguiram pelas ruas do Centro com a bomba costal (equipamento colocado nas costas do profissional) para eliminar os focos onde o carro fumacê não tem acesso. Os principais pontos de atenção são as caixas-d’água, calhas, objetos que podem servir de foco do mosquito como embalagens de plástico, pratos de vasos, bebedouros e lixo acumulado.

O Centro da Cidade tem cerca de 28 mil imóveis, dos quais oito mil são comerciais. Dados da SMS apontam que, só no bairro, foram registrados 695 casos de chikungunya e 125 de dengue, até o início de outubro. O número é considerado alto.