Pinacoteca do Ceará sediará a Verbo 2023 – 17ª Mostra de Performance Arte

A edição 2023 da Verbo ocorrerá entre julho e agosto com abertura no Chão SLZ, segue para a Pinacoteca do Ceará e encerra na Galeria Vermelho
14:00 | 08 de mar de 2023 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

A Pinacoteca do Ceará passa a ser uma das sedes da 17ª edição da mostra anual de performance Verbo, um festival dedicado à apresentação de ações na área da performance de artistas brasileiros e estrangeiros.

A 17ª edição da Verbo ocorrerá entre julho e agosto de 2023 com abertura no Chão SLZ (São Luís, MA), seguindo para a Pinacoteca do Ceará e encerrando em agosto
na Galeria Vermelho (São Paulo, SP). Com as três sedes da mostra, a Verbo segue com sua missão de descentralizar, promover, produzir e exibir arte atual no Brasil.

A Pinacoteca do Ceará pertence à Rede de Espaços e Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), sob Gestão do Instituto Mirante de Cultura e Arte. O equipamento também sediará a 5ª edição do seminário Verbo Conjugado, uma oficina de texto sobre performance, e uma mostra de registros de performances que integram o acervo da Verbo. Este é um evento independente com destaque no cenário internacional.

Os trabalhos serão escolhidos por meio da Chamada Aberta da Verbo 2023, que segue até o próximo dia 2 de abril, no site Galeria Vermelho.
A seleção dos projetos ficará a cargo de Carolina Vieira, gerente Artística da Pinacoteca do Ceará, do diretor artístico da Verbo, Marcos Gallon, e da coordenadora do Chão SLZ, Samantha Moreira.

Para a seleção, serão aceitos projetos de performance ao vivo ou criadas para câmeras de vídeo de artistas do campo das artes visuais, dança, teatro, música e moda. Quem quiser participar da seleção poderá encaminhar até três projetos inéditos ou criados a partir de 2022. O resultado está previsto para 15 de Maio de 2023.

A Verbo é um projeto experimental fundado pela Galeria Vermelho, em São Paulo, com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à arte da performance. A Verbo teve início em 2005, com o objetivo de criar uma rede de artistas e público ligados à linguagem artística. Em 2018, iniciou sua parceria com o Chão SLZ, no Maranhão, expandindo seu alcance. Com a pandemia, o evento fez um hiato de dois anos, retornando em 2022, de forma presencial. A Verbo é um evento criado, produzido e gerido pela Vermelho sem fins lucrativos, com alguns financiamentos internacionais. A curadoria é de Marcos Gallon e Samantha Moreira.