Pefoce terá ponto de coleta de DNA em campanha para auxiliar famílias de desaparecidos

O primeiro passo para iniciar a busca por um parente é se dirigir até a 12ª Delegacia do DHPP e registrar o Boletim de Ocorrência (BO) imediatamente
22:13 | 26 de maio de 2021 Autor: Joelma Leal

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) vai realizar a coleta de DNA de famílias que estejam com parentes desaparecidos, em prol da campanha nacional “Desaparecidos: política nacional de buscas de pessoas desaparecidas”.

O objetivo é colaborar para a localização e a identificação dessas pessoas. A campanha, lançada nacionalmente na última terça-feira, 25, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, foi elaborada pela Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

No Ceará, a ação ocorre com a parceria entre a Pefoce, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), por meio da 12ª Delegacia do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que é a Delegacia de Desaparecidos, e a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública do Ceará (Supesp).

A Pefoce, por meio do Núcleo de Perícias em DNA Forense (NUPDF), atuará como um ponto de coleta de material genético que será inserido no banco de dados nacional para auxiliar na identificação e na localização dessas pessoas que são procuradas. Como a campanha é nacional, é possível fazer a busca em todos os estados do País e no Distrito Federal, o que aumenta as chances de localização dos desaparecidos.

O primeiro passo para iniciar a busca por um parente é se dirigir até a 12ª Delegacia do DHPP e registrar o Boletim de Ocorrência (BO) imediatamente.