Parceria entre Fiec e M. Dias Branco desenvolverá inovações com uso de Data Science

O objetivo da ação é impulsionar a internacionalização da líder em massas e biscoitos
15:10 | 19 de jul de 2021 Autor: Anuário do Ceará

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), por meio do Observatório da Indústria e do Centro Internacional de Negócios (CIN), está desenvolvendo uma solução de ciência de dados que subsidiará novos passos da M. Dias Branco no seu processo de internacionalização.

A solução irá transformar dados em informações valiosas sobre os mercados mais estratégicos para os produtos da empresa, levando a M. Dias Branco a atingir seus objetivos e potencializar seus resultados.

O trabalho parte da coleta de informações de uma ampla base de dados do comércio internacional global, com mais de um trilhão de registros de todas as relações comerciais mundiais, e segue com a identificação nesse mar de dados dos países com maior potencial para os produtos da M. Dias Branco. Isso vai permitir que a empresa, que atualmente exporta para 42 países de todos os continentes, prospecte novas oportunidades em sua rota de internacionalização.

Para processar todos esses dados, os especialistas do Observatório da Indústria utilizam técnicas de processamento de Big Data e outras metodologias emergentes, que garantem a velocidade necessária ao projeto. A solução em desenvolvimento foi idealizada com uso de design thinking e contou com a participação da equipe técnica da M. Dias Branco, Observatório da Indústria e Centro Internacional de Negócios.

A cada etapa finalizada do projeto a empresa terá acesso a informações que já poderão beneficiar sua área de exportação. No fim do trabalho, a M. Dias Branco receberá um painel analítico, em que erá possível visualizar os dados processados e a metodologia desenvolvida conjuntamente, embarcada em uma solução ágil com design intuitivo.

A M. Dias Branco tem intensificado nos últimos anos os investimentos no comércio internacional e, mesmo na pandemia, registrou crescimento no seu faturamento em exportações.