Opções de investimento além da Poupança

Economista fala sobre algumas alternativas seguras para quem quer investir
15:28 | 14 de nov de 2016 Autor: Anuário do Ceará
imagem da interna

Pesquisa do SPC Brasil e Meu Bolso Feliz divulgada mostra que a poupança é o investimento preferido dos brasileiros (69,5%). Segundo a pesquisa a maior motivação por trás do investimento na caderneta é a busca pela estabilidade, de modo a evitar ao máximo os riscos envolvidos.

O estudo aponta que a segurança e a possibilidade de evitar perdas financeiras são as razões mais citadas para a opção pela poupança, e também para outros investimentos, como os imóveis (59,8%) e previdência privada (39,2%). O que muita gente desconhece é a existência de investimentos mais rentáveis e tão seguras quanto a velha caderneta.

O economista Gilberto Barbosa destaca que é importante que o pequeno investidor saiba que existem outras opções tão seguras quanto a poupança com perfil de prazo e rendimento melhor, como as aplicações em títulos públicos. Ele acrescenta que, como no Brasil as taxas de juros são bastante altas, é importante que a maior parte do portfólio do investidor pessoa física realmente esteja concentrada em títulos de renda fixa.

“Mas também é importante alocar uma parcela menor para aplicações com risco maior, com capacidade de gerar rendimentos superiores”, diz, em entrevista à jornalista Artumira Dutra, do O POVO.

OPÇÕES

Gilberto defende a aplicação da maior parte dos recursos disponíveis em títulos públicos, Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), Letras de crédito imobiliário (LCIs) e outros. Considera, porém, que alguma parcela deve ser alocada em bons fundos de investimentos em ações e/ou multimercados. “Por exemplo, 20% em fundos e 80% em títulos de renda fixa, e o investidor pode mudar essa alocação a depender da sua aversão ao risco. E para acessar bons produtos, é importante que o investidor busque opções através de assessores e corretoras independentes”.

SAIBA MAIS

De acordo com a pesquisa do SPC Brasil, a principal finalidade de um investimento, para o brasileiro que poupa, é cobrir imprevistos como doença ou morte (28,6%).

A pesquisa mostra que apenas 0,4% dos brasileiros têm a Bolsa de Valores como investimento preferido

Dentre os produtos financeiros, serviços e investimentos mais contratados mencionados na pesquisa estão a Poupança (69,5%), o Cartão de Crédito (62,7%), o Plano de Saúde (44,7%) e os imóveis (28,8%).

Praticamente sete em cada dez consumidores ouvidos que possuem poupança e/ou investimentos (68,6%) tiveram de usar parte dos seus recursos nos últimos 12 meses, principalmente para cobrir gastos mensais (25,5%) e pagar contas em atraso (20,9%).

Entre os consumidores que não possuem poupança ou qualquer outro tipo de investimentos, 61,9% garantem que nunca sobra dinheiro para guardar