Núcleo da UFC oferece serviço de declaração de Imposto de Renda à comunidade

O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 16h às 20h30min
19:21 | 28 de mar de 2019 Autor: Joelma Leal

O programa de extensão Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Universidade Federal do Ceará (UFC) oferece pela primeira vez, em parceria com a Receita Federal, ums erviço gratuito de declaração
de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) para as comunidades interna e externa.

A solicitação pode ser feita
até 25 de abril, na sala do NAF, localizada na Av. da Universidade, 2486, na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC). O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 16h às 20h30min.

Pode solicitar o serviço a comunidade em geral com rendimento bruto anual de até R$ 50 mil, além da comunidade acadêmica da UFC (estudantes e servidores docentes e técnico-administrativos).

Os interessados deverão levar os seguintes documentos:

– declaração de Imposto de Renda do ano anterior (caso tenha declarado);

– comprovante de rendimento emitido pela empresa em que trabalha ou, no caso de trabalhadores autônomos, documentos como comprovante de recebimento de aluguéis, recibos emitidos a pessoa física, entre outros;

– extratos bancários para fins de Imposto de Renda (conta-corrente, poupança, aplicações financeiras com valor superior a R$ 140); além do número do CNPJ da instituição bancária correspondente;

– comprovantes de despesas médicas e escolares pessoais e de dependentes (cursos de idiomas não são considerados);

– cópias do CPF, título de eleitor e comprovante de endereço;

– cópia do CPF de dependentes de qualquer idade;

– para quem possui bens, data de aquisição e área do imóvel, além do número de registro no cartório, e número do RENAVAM de veículo(s).

As regras sobre quem deve fazer a declaração do IRPF foram divulgadas, pela Receita Federal, em fevereiro deste ano e podem ser vistas na
Instrução Normativa nº 1.871.

O NAF esclarece que as declarações serão realizadas em momento posterior ao atendimento presencial e, em caso de ausência ou inconsistência nos documentos, entrará em contato com o contribuinte.