Novos dirigentes são nomeados na Advocacia-Geral da União

Edimar Fernandes de Oliveira é o novo Corregedor-Geral da Advocacia-Geral da União, cargo anteriormente ocupado pela cearense Vládia Pompeu
22:38 | 05 de set de 2020 Autor: Joelma Leal

A Procuradora da Fazenda Nacional Vládia Pompeu Silva foi nomeada para o cargo de Adjunta do Advogado-Geral da União. O decreto com a nomeação, assinado pelo ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto, foi publicado no Diário Oficial da União e na mesma edição trouxe a nomeação do também Procurador da Fazenda Nacional Edimar Fernandes de Oliveira como novo Corregedor-Geral da Advocacia-Geral da União, cargo anteriormente ocupado por Vládia Pompeu.

Natural de Fortaleza (CE), a nova Advogada-Geral Adjunta é Procuradora da Fazenda Nacional desde 2006. Vládia Pompeu estava no comando da Corregedoria-Geral da AGU desde janeiro de 2019. Entre 2006 e 2010, atuou em em atividades de coordenação de assuntos tributários na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Também já foi Corregedora-Geral da Agência Nacional de Aviação Civil e membra do Conselho Consultivo da Escola da Advocacia-Geral da União.

Vládia Pompeu faz um balanço positivo de sua passagem pela Corregedoria-Geral da AGU. Segundo ela, uma das preocupações à frente da Corregedoria-Geral foi esclarecer para a própria equipe do órgão de que maneira a correição deveria ser realizada e quais os princípios, diretrizes e instrumentos que devem ser utilizados na realização dessa atividade.

O novo Corregedor-Geral da AGU é natural de Mirante do Paranapanema (SP). Edimar Fernandes de Oliveira é Procurador da Fazenda Nacional desde junho de 1993 e, desde janeiro de 2019, exercia o cargo de Consultor da União, função responsável por auxiliar o Consultor-Geral da União nas informações a serem prestadas pelo Presidente da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), nas ações de controle concentrado, e por elaborar pareceres e outros trabalhos jurídicos.