Novo curso de Mestrado Acadêmico em Letras da Urca

O colegiado do PPGL-Urca planeja sua primeira reunião, para a primeira quinzena de março, para encaminhamentos das providências necessárias à elaboração do Edital de Seleção para a primeira turma do mestrado, que deve ser iniciada em 2019, com 16 vagas
15:51 | 07 de mar de 2019 Autor: Joelma Leal

A Universidade Regional do Cariri (Urca) comemora a aprovação de mais um mestrado acadêmico, público e gratuito. O Mestrado em Letras, aprovado na última sexta-feira 1º/3, na 183ª reunião, pelo Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), da Capes.

O novo mestrado da URCA é coordenado pelo professor Edson Soares Martins, e conta com o colegiado composto pelos professores Cláudia Rejanne Pinheiro Grangeiro, Francisco de Freitas Leite, Newton de Castro Pontes e Raul Azevedo de Andrade Ferreira, pertencentes ao Departamento de Línguas e Literatura. Além das docentes Maria Elias Soares,
Maria Margarete Fernandes de Sousa e Sandra Maia Farias Vasconcelos, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O Programa de Pós-Graduação em Letras da Urca articula-se em torno de uma área de concentração, Linguagem e cultura e duas linhas de pesquisa, Língua, discurso e identidades e Poéticas da palavra, cultura e sociedade. Com relação à estrutura curricular, são 17 disciplinas, dessas, duas são obrigatórias, destinadas ao estudo de fundamentos teóricos em Linguística e Literatura, e 15 eletivas, relacionadas à linguagem e sua relação com os aspectos culturais, históricos, sociais e identitários.

O parecer do CTC-ES da Capes detalha, ainda, que, na visita feita à Urca, em reunião com os docentes, se confirmou a avaliação positiva, como foram examinados produtos bibliográficos de qualidade dos docentes e de seus Grupos e Núcleos de estudos. As pesquisas individuais e os projetos em conjunto, com publicação de livros e material audiovisual, relacionam-se diretamente com as duas linhas de pesquisa indicadas no projeto de criação do PPG. Os docentes vêm realizando grande esforço para dar visibilidade ao grupo e ao trabalho desenvolvido na Urca.

Também se realçou o comprometimento da Urca, por meio da Administração Superior, e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), que demonstraram com documentos assinados e projetos em execução, os apoios financeiro, administrativo e de infraestrutura, destinados ao curso novo.

O colegiado do PPGL-Urca já planeja sua primeira reunião, ainda na primeira quinzena de março, para encaminhamentos das providências necessárias à elaboração do Edital de Seleção para a primeira turma do mestrado, que deve ser iniciada em 2019, com 16 vagas.